O Programa Primeira Infância no Sistema de Assistência Social- Bahia (SUAS-Ba) inicia, partir da próxima segunda-feira (7), o ciclo de capacitação para os profissionais da Assistência Social. Promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Assistência Social (SUAS), a capacitação será destinada para os profissionais da Assistência Social como secretários, gestores, supervisores, coordenadores do CRAS e do programa Primeira Infância nos municípios da Bahia.
A ação visa qualificar e orientar os profissionais vinculados aos CRAS que atendem os beneficiários do programa Primeira Infância. Divididas em três etapas, as capacitações serão realizadas na modalidade presencial, com duração de 40 horas. No conteúdo programático, os participantes terão acesso aos temas como: SUAS/Proteção Social Básica, Guia para Visita Domiciliar (GVD), Cuidado para o Desenvolvimento da Criança (CDC) e ao Sistema ePCF.
A primeira etapa da capacitação será realizada na sede da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada nos campus de Valença, Salvador, Serrinha e Itaberaba até o dia 15 de março.
A segunda etapa do ciclo de capacitação do Programa Primeira Infância SUAS/BA ocorrerá entre os dias 21 a 29 de março, nas sedes da UNEB dos municípios de Eunápolis, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Bom Jesus da Lapa.
O último ciclo de capacitação está programado para acontecer nos dias 05 a 13 de Abril, na UNEB dos municípios de Feira de Santana, Jacobina e Ipiaú.
O programa Primeira Infância no SUAS oferece o atendimento e acompanhamento as crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade social e inscritas nos Cadastro Único (CadÚnico) nos serviços socioassistenciais. Na Bahia, 374 municípios fazem parte do programa que realiza diversas ações para garantir as políticas de assistência social, saúde, educação e entre outros.