9/8 – Quinta-feira
TEATRO SESC–SENAC PELOURINHO – 10h
Apresentação teatral infantil
Somos Pessoa – Companhia Contadeiras de Caldas da Rainha (Portugal)
Para este espetáculo, as artistas selecionaram três contos infantis de Fernando Pessoa: “Afinal o Caracol”, “O Burro e as Duas Margens” e “A Pintura do Automóvel”. Durante 50 minutos, o público poderá conhecer os lúdicos personagens criados por este grande ensaísta e filósofo português, e dar boas risadas com a interpretação única das artistas Leonor Pintos e Marta Machado.
CASA DAS EDITORAS BAIANAS – 10h
Oficina/contação de histórias
As mulheres Abayomi – Adilson Passos (BA)
A história do livro As mulheres Abayomi, tem, como inspiração, as mulheres, a cultura africana e as pequenas bonecas negras Abayomi. Essas bonecas são feitas de retalhos de pano e confeccionadas sem cola e sem costura, apenas com nós e amarrações. Elas simbolizam amor, proteção e tudo de melhor que uma pessoa pode dar de si mesmo.
TERREIRO DE JESUS: ESPAÇO INFANTIL – 15h
Performance musical
Batucaixa (BA) e Coral Musicap (BA)
O grupo Batucaixa e o Coral Musicap, ambos formados por deficientes visuais, é formado por alunos do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual – CAP – Salvador. O Batucaixa tem como diferencial o uso de caixas de papelão como instrumento percussivo de onde os músicos tiram as diversas tonalidades de som. E é com elas que eles tocam sucessos da MPB e músicas autorais.
10/8 – Sexta-feira
TEATRO SESC–SENAC PELOURINHO – 10h
Narração de histórias infantis
Augusto Pessôa (RJ)
Contador de Histórias, ator, cenógrafo, figurinista, arte educador, dramaturgo e escritor o carioca Augusto Pessoa é uma referência nacional no trabalho com crianças e suas contações de história são das melhores do mundo ! Ele tem ministrado oficinas e cursos de Formação de Leitores e Contadores de Histórias desde 1993 e tem vários livros publicados, como “Contação de Histórias : Tradição, Poéticas e Interfaces”, “Macacadas”, “Bá e as Visagens – Histórias de Assombração” e “Cont adores de Histórias – Um exercício para muitas vozes”.
CASA DAS EDITORAS BAIANAS – 10h
Casa de Antonia – Contação de histórias e oficina de desenho e aquarela
Suzana Turíbio (BA)
TERREIRO DE JESUS: ESPAÇO INFANTIL – 16h
Apresentação teatral infantil
Somos Pessoa
Companhia Contadeiras de Caldas da Rainha (Portugal)
11/8 – Sábado
CASA DAS EDITORAS BAIANAS – 9h
Música e contação de história
Lá Dentro da Mata
Pablo Maurutto (BA)
Projeto lúdico e educativo que traz a flora, a fauna e a cultura relacionada às florestas brasileiras para o universo infantil através de uma abordagem contemporânea.
Baseia-se em histórias e músicas que estão apresentadas em dois livros e dois Cds com participações de grandes artistas nacionais.
12/8 – Domingo
TEATRO SESC–SENAC PELOURINHO – 11h30’
Apresentação literomusical infantil
Habib Zahra (PE)
Valeria Rey Soto (PE)
Habib Zahra nasceu no Egito; Valeria Rey Soto, na Espanha. Se conheceram em Pernambuco há mais de uma década e logo se juntaram para explorar o imenso país onde se encontravam, percorrer seus rios e florestas, conhecer seu povo e suas tradições. Brincam e trabalham com palavras, teatro, música, desenho e pintura. Quando não estão em Olinda ensaiando ou preparando novos projetos, Valeria e Habib vivem viaja ndo pelo mundo, sempre com algum livro ou espetáculo dentro da mochila.
TEATRO SESC–SENAC PELOURINHO – 15h
Apresentação musical infantil
Por Um Mundo Melhor
Grupo PUMM (BA)
O PUMM é um grupo musical, cuja abreviação significa Por Um Mundo Melhor, em que seus integrantes são mais do que cantores e instrumentistas: são também Brincantes. As apresentações são mais do que um show, são espaços de conhecimento e valorização da cultura do Brincar. Crianças de todas as idades, inclusive jovens e adultos, são estimuladas a entrar na fantasia desse universo mágico, sensibilizados pela música de qualidade, proporcionando ao público novas formas de se pensar as diversas relações na sociedade contemporânea associadas à Cultura do Brincar.
TERREIRO DE JESUS: ESPAÇO INFANTIL – 16h
Apresentação musical
Orquestra de Xequerês e Coral da Paz Etnia
Grupo Étnico Cultural da Bahia (BA)
Formado em 1992 pelo músico Sidney Argolo, instrumentista que já tocou com Carlinhos Brown e Gilberto Gil, o GECBA – Grupo Étnico Cultural da Bahia reúne a Orquestra de Xequerês e o Coral da Paz Etnia, formados por jovens do Bairro da Paz. O GECBA trabalha principalmente com a cultura da afro-descendência e promove a internalização da identidade afro-brasileira nos jovens que participam das atividades da associação cultural e educacional.