A Arquidiocese de Salvador divulgou na quarta-feira (10) a programação religiosa para a Semana Santa. Dentre as celebrações, estão previstas missas e procissões, entre 14 a 21 de abril.
A abertura das celebrações é será por uma procissão, no Domingo de Ramos, no dia 14 de abril, com saída da Praça do Campo Grande em direção da Praça Municipal, onde ocorrerá uma missa presidida Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Já no dia 21 de abril, último dia da programação, será realizada missa no Domingo de Páscoa, a partir das 10h, na Catedral Basílica, para celebrar a ressurreição de Cristo.
A Semana Santa é uma tradição católica que se inicia no Domingo de Ramos, onde é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
Confira a programação:
- 14 de abril – Domingo
A abertura da Semana Santa acontece no Domingo de Ramos, que este ano será no dia 14 de abril. Os fiéis se encontrarão na praça do Campo Grande às 7h30 e seguirão em procissão até a praça Municipal, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa.
- 17 de abril – Quarta-feira Santa
A Quarta-feira Santa é marcada pelo encontro simbólico das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos. Neste dia, às 12h30, a Missa será celebrada na Igreja da Ajuda (Centro Histórico). Logo após a Celebração Eucarística, por volta das 13h30, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será conduzida até a Igreja de São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus), onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão percorrerá algumas ruas do Centro Histórico e as duas imagens serão levadas de volta para a Igreja da Ajuda.
- 18 de abril – Quinta-feira Santa
Na manhã da Quinta-feira Santa, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais. Neste dia, todo o clero da Arquidiocese de Salvador participa desta Celebração Eucarística que, este ano, acontecerá na Catedral Basílica, às 8h30.
Durante a celebração, Dom Murilo fará o rito de bênção dos óleos dos catecúmenos, que são usados no Batismo e no Crisma, e o óleo da Unção dos Enfermos. Nesta celebração os padres também renovam as promessas pronunciadas no dia da Ordenação Sacerdotal, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo. É um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
- Missa da Ceia e do Lava-Pés
À noite, às 18h, Dom Murilo presidirá a Missa da Ceia do Senhor, na Catedral Basílica.
- 19 de abril – Sexta-feira da Paixão – Sexta-feira Santa
Dom Murilo presidirá a Liturgia da Paixão, a partir das 15h, na Igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus). Logo após, os fiéis sairão em procissão, carregando as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, relembrando os últimos passos de Jesus no caminho até o calvário. A partir das 17h, na Catedral Basílica, acontecerá a veneração da imagem do Senhor Morto
- 20 de abril – Sábado Santo / Vigília Pascal
No Sábado Santo, a Vigília Pascal terá início às 18h, na Catedral Basílica.
- 21 de abril – Páscoa
Para celebrar a Ressurreição do Senhor, Dom Murilo presidirá a Missa no Domingo de Páscoa, às 10h, na Catedral Basílica.
G1