Espaço tradicional do Camaforró, a Vila da Cultura chega à 5ª edição celebrando as raízes nordestinas. Com uma variada programação, com atrativos para o público de todas as idades, integram as atrações apresentações de quadrilhas juninas e grupos culturais. O local abrigará ainda stands especiais.
Este ano, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), abordará a temática “Cordel Vila da Cultura Encantada”, dando destaque a uma das mais antigas manifestações populares do Nordeste. Para tanto, o espaço contará com o Cantinho do Cordel, onde acontecerão oficinas diversas e maquiagem infantil acerca da temática; com a Casa da Olaria, onde será possível conhecer mais sobre a arte do barro; e stands com a comercialização de comidas e bebidas típicas.
A programação de apresentações integrará grupos de cultura popular de Camaçari, como o Espermacete, Boi Bonito de Vila de Abrantes e o Samba de Roda Guerreiras de Parafuso; grupo de capoeira; agremiações juninas, como Fogueira Santa, Phoctá, Pé de Moleque, Arraiá Contemporâneo e Junina Popular; trios nordestinos de forró; além de artistas que resgatam as raízes sertanejas, com destaque para o mestre Bule Bule – músico, repentista, escritor e poeta, considerado uma das maiores referências da cultura nordestina.
Em especial, no dia 14 de junho (sexta-feira), será realizado o Festival de Quadrilhas Juninas, onde quatro agremiações disputam na categoria tradicional, prometendo encantar o público. São elas: Flor de Lis, Arraiá Santo Antônio, Pode Misturar e Vem Que Tem.
Vale lembrar que o Camaforró 2024 acontece de 13 a 15 de junho, no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado. Com o tema “Esquenta São João”, a festa abre o São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Confira abaixo a programação completa dos três dias da Vila da Cultura:
13 de junho (quinta-feira)
18h – Boi Tricotado
19h – Junina Fogueira Santa
19h40 – Som do Timbal
20h20 – Grupo de Corpo e Alma
21h – Curuca Caipira
21h30 – Grupo Boi Bonito de Vila de Abrantes
22h – Samba de Roda Guerreiras de Parafuso
22h30 – Pintando o Sete
23h – Trio Sela de Gancho
0h – Ellen Martins
14 de junho (sexta-feira)
18h – Junina Pé de Moleque
18h40 – Festival de Quadrilhas Juninas: Flor de Lis
19h20 – Festival de Quadrilhas Juninas: Arraiá Santo Antônio
20h – Festival de Quadrilhas Juninas: Pode Misturar
20h40 – Festival de Quadrilhas Juninas: Vem Que Tem
21h20 – Grupo Cultural Espermacete
21h50 – Grupo de Capoeira Filhas do Vento
22h10 – Bule Bule
23h40 – Cintia Cris
15 de junho (sábado)
18h – Grupo Mix Dance
18h30 – Junina Phoctá
19h10 – Arraiá Contemporâneo
19h50 – Junina Popular
20h30 – Junina Capelinha do Forró
21h10 – Raízes da Terra
21h50 – Grupo Cultural Eremim
22h30 – Grupo Ciranda
23h – Arthur Luz, Gustavo Medeiros e Alan Rosa
0h – Banda Tempero Nordestino