O Projeto Cata Bagulho executou a coleta seletiva no bairro Renascer (Phoc II), oportunidade em que recolheu eletrodomésticos sem utilidade, móveis em geral, e recicláveis, como plástico, vidro e metais, dispensados por moradores ou abandonados de modo irregular em vias públicas da localidade. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), aconteceu na quarta-feira (24/4).
O caminhão padronizado iniciou a apanha pela Rua Pojuca, onde, há mais de 30 anos, mora na casa número 12, a copeira Maria José Braz, 49 anos. Para ela, saber que o Cata Bagulho passaria na sua rua fez com que tirasse vários materiais que, há algum tempo, estavam ocupando espaço em sua casa. “Eu tava com uma máquina de lavar roupa e um tanquinho, já com defeito e sem ter onde colocar. Quando fiquei sabendo que os agentes do projeto estavam vindo pra cá, foi muito bom. É um meio de a gente não jogar os materiais, que não servem mais, em qualquer lugar, e, sim, descartar através do Cata Bagulho, que já tem o lugar direcionado para colocá-los”.
Ana Paula de Jesus, 48 anos, operadora automotiva, acordou cedo com sua mãe, dona Maria de Jesus Souza, para já deixar tudo o que queriam dispensar arrumado na porta de casa. “Passou o carro anunciando na segunda [22/4] pela manhã, aí a gente já ficou ligada. Quando foi hoje, logo cedo, colocamos pra fora as coisas que estavam acumuladas, juntando bichos e insetos. Eu acho esse projeto da prefeitura muito bom, pois facilita bastante”, disse, enquanto a equipe da Sesp retirava o material disposto na frente da sua casa, de número 141, na Travessa Alagoinhas.
Lixo doméstico, entulho e podas de árvores não são coletados pelo Projeto Cata Bagulho. No caso do lixo diário, o morador da sede deve aguardar o carro da coleta que circula a partir das 19h. No caso de entulho e podas, devem ser dispensadas no Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) mais próximo que, na sede, ficam nos bairros Gleba C (Rua Corpo Santo), Ponto Certo (Avenida Industrial Urbana), Natal (Rua Bela Vista) e Nova Vitória (Rua Padre Paulo Maria Tonucci).
Informações sobre o Cata Bagulho podem ser obtidas através do Disque Limpeza Urbana, pelo número (71) 99951-0191, das 8h às 17h. O serviço funciona exclusivamente por mensagem de texto, via WhatsApp, de segunda a sexta-feira.
Foto: Tiago Pacheco