Lembrando que a Bahia possui quase 700 mil famílias de agricultores, o deputado estadual Zé Cocá (PP), apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), com o objetivo de fortalecer esse importante segmento e incentivar o consumo dos produtos típicos de cada estação nos restaurantes e residências. O projeto apresentado, de número 23.302/2019, cria o Calendário de Produção da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, visando informar a população sobre o tipo de cultura produzida, região atendida pelo produtor, época prevista da colheita e a produção estimada. O projeto beneficia também as comunidades indígenas e quilombolas, bem como fornecedores de gêneros alimentícios certificados como orgânicos ou agroecológicos.
O deputado Zé Cocá explica que “a agricultura familiar é fonte de renda para grande parcela da população baiana, porém existem gargalos na comercialização dos produtos, e o calendário servirá de guia para a compra de insumos nas escolas e hospitais, públicos e privados, além dos restaurantes e consumidores em geral”.
O parlamentar entende ainda que a criação do calendário de agricultura familiar poderá embasar a elaboração de políticas públicas que beneficiem os agricultores familiares, fortalecendo as cadeias produtivas. “O calendário será um norteador para os compradores, informando o que é produzido, em qual época e em qual região, melhorando o fluxo de comercialização”.