Começam neste dia 03 de setembro, terça-feira, as aulas do curso gratuito “Eu Sou a TV Pelourinho”, que durante nove meses, a partir de sete disciplinas, proporcionará formação em várias áreas do audiovisual a adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos, egressos de escolas ou universidades públicas.
O curso, que tem o apoio do Olodum e do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, em parceria com o Ponto de Cultura Raso da Catarina, é um projeto no âmbito da rede organizada de Escolas Livres, em parceria com a SEFLI-Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura.
Nesta primeira edição os 50 alunos inscritos que cursarão as disciplinas Áudio, Edição, Fotografia e Novas Mídias, A Identidade no Cinema e Audiovisual Brasileiro, Linguagem do Audiovisual, Produção e Planejamento e Produção Audiovisual / Roteiro e Vodcast.
Com as aulas de audiovisual começam também os atendimentos na área de Assistência Social, para ajudar os beneficiários nos desafios da inclusão social e de Psicopedagogia, com o objetivo de criar estratégias de promoção da saúde mental para os alunos e apoiando na abordagem de melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto.
As aulas serão realizadas na sede da TV Pelourinho pela manhã e pela tarde. Os professores selecionados são : Caio Barbosa Nascimento, para Linguagem do Audiovisual; Macivaldo Silva Santos, para Identidade no Cinema e Audiovisual Brasileiro; Hewelin Fernandes e David dos Santos Ramos Cardoso, para Produção e Planejamento Audiovisual/Roteiro; Wilson Langeani Filho e Talbert Igor Santana de Oliveira , para Fotografia e Novas Mídias; Elismar Carvalho Lima, para Áudio; Dalmir José Oliveira Souza Raulino para Vodcast e Luciana Queiroz e Adriano Bastos Soares para Edição.
O objetivo do projeto é capacitar para trabalhar no universo do audiovisual, adolescentes e jovens, em sua maioria pretos e pretas, oriundos de escolas públicas, residentes em bairros vulneráveis. “A missão da TV Pelourinho é aproximar o audiovisual das vivências e realidades marginalizadas, possibilitando que estes jovens atendidos visualizem a beleza de suas jornadas, consumam e produzam cultura, e transformem a vida de suas famílias e comunidades”, afirma André Actis, diretor da TV Pelourinho. “Este projeto está empenhado em empoderar e capacitar estes beneficiários, reforçar autoestima, valorizar a vida, a arte e a cultura e combater as dificuldades impostas por esta sociedade excludente”, completa ele.
Lançamento festivo – O lançamento oficial do projeto sociocultural “Eu Sou a TV Pelourinho” aconteceu no último dia 23, na Praça Pedro Arcanjo, com uma cerimônia emocionante e festiva que contou com a presença do Olodum, dos cantores Dão, Aloisio Menezes e Lia Chaves, de todo o elenco da TV Pelourinho, e de autoridades das esferas federais e governamentais, fundamentais para a concretização do projeto. Representando a ministra Margareth Menezes, veio de Brasília Fabiano Piuba, secretário de Formação, Livro e Leitura e Mariangela Andrade, diretora de Formação Artística, ambos do Ministério da Cultura; representando o Governo da Bahia, o secretário de Cultura Bruno Monteiro; estiveram presentes também Penildon S. Filho, da Universidade Federal da Bahia. A cerimônia de lançamento deu início oficialmente ao curso que durante nove meses proporcionará formação em várias áreas do audiovisual a 50 adolescentes e jovens baianos.