No dia 31 de agosto, às 10h, o Hospital da Criança (HC), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, inaugura nas suas instalações o projeto Leiturinhas no Hospital, que consiste numa biblioteca lúdica com acervo de 850 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, além de 60 jogos e brinquedos educativos. A implantação deste novo ambiente de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
O projeto vai contemplar crianças e jovens de 3 meses a 17 anos de todo o estado da Bahia que recorrem à assistência médico-hospitalar humanizada e atendimento integral oferecidos aos pacientes da instituição, seguindo os princípios defendidos por Irmã Dulce. O trabalho no HC é realizado por médicos e por uma equipe multidisciplinar composta por serviços como enfermagem, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional.
“O Projeto Leiturinhas no Hospital nos permitirá ofertar aos nossos pacientes e seus acompanhantes momentos lúdicos e humanizados, diminuindo, assim, os impactos negativos causados pela hospitalização”, relata Maria Luiza Miranda Marques, Líder do Hospital da Criança.
Para Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.
Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital envolvidos no processo, sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas).
Paula Castro, Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer na América Latina, afirma que o aprendizado a partir dos livros contribui para a saúde integral dos pequenos. “Acreditamos que o acesso à leitura possa oferecer momentos de distração, contribuindo para o bem-estar emocional e mental das crianças, tornando sua experiência hospitalar mais positiva e acolhedora. A iniciativa é uma maneira carinhosa de cuidar das nossas crianças e de espalhar sorrisos em meio a tratamentos e recuperações”, conclui.
LEITURINHAS NO HOSPITAL – O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento e conhecimento. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o curiosidade.
Sobre a CEC Brasil – A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul. Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/
Sobre a Bayer – A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.
Sobre a OSID – Fundada em 1959, por Irmã Dulce, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com cerca de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais realizados por ano na Bahia. Entre o público atendido pela OSID estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde.
SERVIÇO
LEITURINHAS NO HOSPITAL – Salvador – BA
Onde: Hospital da Criança/OSID
Endereço: Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161 – Roma
Quando: 31 de agosto (quinta-feira)
Horário: 10h