Na quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, os moradores de Valença vão conferir de perto o projeto MEMÓRIA DE BRINQUEDO. A iniciativa conduzida pela bailarina, coreógrafa, curadora e pesquisadora em dança para infâncias, Raina Santos, vai encantar o público com uma série de ações que celebram a infância através da dança e da memória.
Serão três ações para guardar na memória não só das crianças, mas dos adultos também. São eles: exibição do filme Memória de Brinquedo; Espetáculo Memória de Brinquedo e Oficina Memória de Brinquedo para erê. Todos serão realizados no Centro Cultural Olívia Barradas de Valença, nos dias 16 e 17 de novembro, a partir das 14 horas. A entrada é gratuita.
Sobre os eventos
O filme coreográfico “Memória de Brinquedo” é uma expressão artística única, dirigida e coreografada por Valenciana Raina Santos. O espetáculo destaca-se por apresentar um elenco composto por três talentosas bailarinas e crianças, lançando luz sobre as infâncias de crianças negras e de periferia. O cerne do projeto está nas pesquisas baseadas em brincadeiras que servem como disparadores de memória, transformando toda a recordação em uma envolvente experiência de dança.
A exibição ocorre nos dias 16 e 17 de novembro, às 14 horas, no Centro Cultural Olívia Barradas. Logo depois, o público pode assistir ao espetáculo ao vivo “Memória de Brinquedo”, a partir das 15 horas. O espetáculo ao vivo traz a magia da dança para o palco, oferecendo uma jornada sensorial através das memórias evocadas pelas brincadeiras. A obra destaca a diversidade e as ricas infâncias das crianças, proporcionando uma experiência única e envolvente para todas as idades.
Para dar continuidade à diversão, quem for ao centro cultural de Valença também vai poder participar da Oficina para Crianças: Memória de Brinquedo para Erê – Vivência de Corpo Todo. Esta será realizada apenas no dia 17 de novembro, às 10 horas.
A ação “Memória de Brinquedo para Erê” é uma vivência que envolve corpo, dança, música e brincadeiras destinadas a crianças de todas as idades. Esta oficina proporcionará uma oportunidade única de compartilhar o processo criativo por trás do espetáculo, sendo especialmente voltada para crianças estudantes da educação infantil das Escolas Municipais da cidade de Valença.
Mais sobre o projeto
Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa). As atividades acontecerão nos dias 16 e 17 de novembro no Centro Cultural Olívia Barradas, em Valença/BA.
Sobre Raina
Raina Santos Bailarina Coreógrafa Curadora Pesquisadora em dança para crianças.Graduanda em Pedagogia (Universidade Estadual da Bahia). Artista da Dança, com formação pelo Curso Técnico Nível Médio em Dança da Escola de Dança da FUNCEB. Assistente de Direção e Coreografia, Coreógrafa, Bailarina, Produtora Executiva doEPA! ENCONTRO PERIFÉRICO DE ARTES Assistente de Direção, Curadora, Produtora Executiva NÚCLEO DENTE DE LEÃO Intérprete Criadora.
A coreógrafa integrou a importantes Companhias como Áttomos Cia de Dança e ExperimentandoNus Cia de Dança e Núcleo Dente de Leão. Desenvolve pesquisa de dança e infâncias. Integra a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire fica na UNEB de Salvador, campus I. Atende crianças e desenvolve atividades de pesquisa-ensino-extensão.
Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia
e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de
Cultura (Funceb/SecultBa).
#GovernoDaBahia #BicentenárioDaIndependência #TerraDaLiberdade #2deJulho #DiálogosArtísticos #funceb