Com olhar voltado à inserção no mundo do trabalho e desenvolvimento de diferenciais competitivos, a Junior Achievement Bahia oferece a Trilha Empreendedora – Conectando Jovens ao Mundo do Trabalho, para jovens do município de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. No primeiro semestre, vai contemplar turmas do ensino fundamental II do Colégio Municipal Professor Dásio José de Souza, em Nova Candeias. Já no segundo semestre, vai atender turmas de ensino médio do Colégio Estadual Cidade de Candeias, no bairro Dom Avelar.
A ação, que acontece em parceria com a Vopak, empresa holandesa de armazenagem de produtos líquidos para as indústrias química e de petróleo, e a Fundação WeConnect, inclui uma série de atividades focada em educação empreendedora, diversidade, inclusão e ferramentas de inovação. Com carga horária de até 30 horas por turma, a experiência de aprendizagem contará com atividades pensadas na conquista de conhecimentos e habilidades cruciais para o ingresso e crescimento no mercado de trabalho.
Dividida em duas etapas, cada uma com três programas, a capacitação visa estimular a conexão com o mercado de trabalho, a partir da formação de competências técnicas e comportamentais. Além de conteúdos que envolvem a elaboração de um bom currículo e preparação para entrevistas de emprego, abordará temas sobre STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), design thinking, Matriz CSD (método utilizado na iniciação de projetos), pitch (apresentação direta e curta), mapa de empatia e protótipos.
Gerente executiva da JA Bahia, Tainã Neves destaca que a iniciativa tem o objetivo de promover o engajamento escolar, combater a questão da evasão escolar, estimular o interesse nas carreiras STEM, além de apoiar os alunos na escolha profissional e da graduação. “Acreditamos que a aprendizagem é transformadora quando é criativa, quando o jovem experimenta, desenvolve e resolve problemas; autônoma, quando o ajuda a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem; e instigante, quando favorece o contato com ideias e conceitos poderosos que embasam sua busca e percepção da vida. Por isso, apostamos na Trilha de Aprendizagem”, afirma.
Fernanda Souto, gerente de RH da Vopak Brasil, afirma que “participar do desenvolvimento de jovens promovendo programas, técnicas e ferramentas que possam dar a oportunidade de fazer a vida deles fluir, se conecta com a missão da Vopak que é ajudar o mundo a seguir em frente.”
Etapas da capacitação
As turmas de ensino fundamental embarcarão em um percurso transformador dividido em três etapas significativas. Na primeira etapa, os jovens serão introduzidos ao programa “Vamos Falar de Ética”, que visa destacar a importância da ética, cidadania e moral no processo de formação individual e na sociedade, explorando a relevância da ética no mundo do trabalho, evidenciando como suas ações impactam tanto na vida pessoal quanto profissional.
Na segunda etapa, os participantes receberão o programa “Negócios Sustentáveis”, focado em demonstrar a importância da sustentabilidade para a sociedade, sendo apresentados a diversos tipos de negócios sustentáveis, onde poderão compreender sobre seus impactos no mundo e acessando ferramenta para elaborar soluções para problemas relacionados à sustentabilidade em suas comunidades.
Para encerrar, na terceira etapa, os jovens receberão uma preparação abrangente para o mercado de trabalho, aprendendo sobre o funcionamento prático do mercado, conceitos de empregabilidade, como impulsionar suas carreiras, construir currículos, se preparar para entrevistas de emprego e realizar o planejamento e gestão de suas carreiras.
Já para as turmas de Ensino Médio, no primeiro programa, os estudantes vão entender como funciona o mercado na prática, os conceitos de empregabilidade, os meios de planejar, gerenciar e impulsionar a carreira, as técnicas direcionadas a preparação para entrevistas e como montar um currículo do zero.
No segundo, por sua vez, a ênfase será a inclusão. Nele, serão trabalhadas a diversidade nas áreas STEM. Os participantes conhecerão as possibilidades de atuação e ainda terão oportunidades de discutir formas de tornar essas áreas mais inclusivas, especialmente para mulheres, negros e pardos. Por fim, terão o desafio de propor soluções inovadoras para um caso sugerido pela Vopak. Ao longo do caminho, deverão utilizar ferramentas de design thinking, Matriz CSD, pitch, mapa de empatia, entre outras.
Além disso, ao final da trilha, acontecerá um evento de apresentação. O chamado “Demoday” premiará a equipe que construir a melhor solução. A capacitação ainda terá um momento dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e de diagnóstico dos impactos de todo o processo de qualificação.