O prefeito em exercício de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, entregam nesta terça-feira (11), uma nova miniusina de oxigênio, na zona oeste da cidade. O equipamento será implantado no pronto-socorro da Lapa e vai ser o décimo entregue na capital paulista.
De acordo com a administração municipal, seis já estão em funcionamento: no Hospital Municipal Capela do Socorro, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jabaquara, nos hospitais dia M’Boi Mirim II, Flávio Gianotti, e Tito Lopes, além de outra no Hospital Sorocabana. Outras três em processo de instalação.
Quando uma miniusina é entregue, segundo a prefeitura, ela passa por um processo de instalação e início de produção que dura, em média, três dias.
A cidade de São Paulo receberá, ao todo, 19 equipamentos que, somados, terão capacidade para produzir 9.000m³ do gás por dia, o equivalente a 900 cilindros. Essa quantidade será suficiente para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A prefeitura informou ainda que outras unidades que vão receber uma miniusina geradora de oxigênio são: UPA Vila Mariana, Hospital Dia São Mateus, Assistência Médica Ambulatorial (AMA) José Pires, Hospital Dia Mooca, Hospital Dia Butantã, Hospital Dia Vila Guilherme, Hospital Dia Brasilândia, Hospital Dia Sapopemba e outra miniusina no Pronto Socorro da Lapa. As entregas serão feitas gradualmente no decorrer deste mês.
R7