Presa desde o dia 11 deste mês, a ex-deputada federal Cristiane Brasil não será mais candidata à Prefeitura do Rio pelo PTB nas eleições deste ano. A decisão foi tomada após a Justiça do Rio fr Janeiro manter, neste domingo (20), sua prisão preventiva — ela está detida por suspeitas de fraudes na área de Assistência Social do Rio.
Até então, a legenda mantinha a candidatura de Cristiane Brasil, que não tem impedimento legal de concorrer. A Lei da Ficha Limpa só prevê a proibição para condenados por órgão colegiado, o que não é o caso da filha de Roberto Jefferson.
Agora, no entanto, sabendo que ela dificilmente sairá da cadeia a tempo de participar da campanha, a sigla optou por lançar Fernando Bicudo, que seria o vice de Cristiane. Ele é ex-diretor do Teatro Municipal do Rio.
Os desvios na Fundação Leão XIII, órgão ligado ao Estado, teriam chegado a R$ 120 milhões, segundo denúncia do Ministério Público. Cristiane é acusada de envolvimento com o esquema quando era secretária municipal de Envelhecimento Saudável. Ela nega as acusações e se diz vítima de perseguição política.
R7