O pugilista Robson Conceição, de 27 anos, entra na reta final dos treinos em Salvador, na Bahia e se prepara estrear no boxe profissional. Dois meses após se tornar o primeiro brasileiro campeão olímpico de boxe, o baiano vai lutar fora do Brasil.
Ele assinou contrato com a Top Rank, mesma empresa que cuida da carreira de Esquiva Falcão, prata em Londres-2012. Sua primeira luta será dia 5 de novembro, em Las Vegas. Seu primeiro adversário na nova fase da carreira, será o americano James Clayton Burns, mais conhecido como Clay Burns. A previsão é que a luta tenha seis rounds.
Robson e Burns são novatos no boxe profissional. O americano estreou na categoria em abril de 2015, fez oito lutas com quatro vitórias, todas por nocaute, dois empates e duas derrotas. Antes do boxe, Burns lutava MMA, categoria em que fez seis lutas, com cinco vitórias e uma derrota. Já o baiano foi prata no Mundial de Almaty, no Cazaquistão, em 2013, e bronze no Mundial de Doha, no Qatar, em 2015.
Os treinos do baiano seguem até o dia 29, quando viaja para Las Vegas para a semana final de preparação antes da luta que será uma das preliminares do retorno de Manny Pacquio, de 37 anos que voltará aos ringues, para enfrentar o americano Jessie Vargas, de 27 anos, atual campeão dos meio-médios.
O contrato de Robson no boxe profissional é de cinco anos. A expectativa é que ele faça seis lutas por ano. O treinador Dórea descartou o retorno do lutador ao boxe olímpico para defender o título em Tóquio-2020.