A médica oftalmologista Fernanda Fernandes explica que, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, menor será o grau final do paciente e menores serão as possibilidades de complicações
A miopia é uma doença ocular que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, especialmente os mais jovens. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população terá esse distúrbio visual em 2050. A médica oftalmologista Fernanda Fernandes, referência no tratamento de miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas, afirma que o comportamento de risco para o surgimento e a progressão da miopia inclui o excesso de atividades próximas aos olhos, sem pausas, assim como a falta de atividades ao ar livre durante o dia.
“Estudos revelam que participar de atividades ao ar livre durante o dia pode diminuir a probabilidade de desenvolver miopia em 18%. Isso se deve ao fato de que a exposição à luz intensa estimula a produção de dopamina intraocular, reduzindo assim o crescimento dos olhos. Por outro lado, envolver-se excessivamente em atividades muito próximas dos olhos atua como um estímulo para aumentar o tamanho deles, resultando, consequentemente, no desenvolvimento da miopia”, explica.
Ela conta também que a doença deve ser detectada e tratada o quanto antes para evitar problemas de visão. “É importante avaliar se o indivíduo com miopia precisa de tratamento e identificar o tipo mais adequado para o seu caso. Casos de miopia superior a cinco graus apresentam maior risco para a visão. Portanto, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menor será o grau final do paciente e menores serão as possibilidades de complicações futuras. Se a miopia está em progressão, ela precisa ser tratada”, ressalta.
Com o avanço da tecnologia nas lentes de contato e nos óculos, é possível desacelerar o crescimento do olho e reduzir a progressão da miopia, desde que a pessoa utilize esses recursos corretamente, afirma a oftalmologista. “Além disso, práticas em casa, como limitar o tempo gasto em atividades próximas aos olhos, promovem um ambiente propício para a saúde visual e contribuem significativamente na prevenção e controle da miopia”, destaca Fernanda.
Sobre Fernanda Fernandes
A médica Fernanda Fernandes é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com Residência em Oftalmologia no Hospital das Clínicas (BA), onde fez Fellowship em Córnea e Doenças externas. Atua na oftalmologia geral com foco no tratamento de miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas.