Para identificar se você está doente, o seu corpo dá alguns sinais primários. Um dos principais é a febre. De repente o seu corpo fica mais fraco e quente, as vezes, a ponto de dar calafrios.
Para saber se a temperatura está mesmo elevada, é necessário fazer a verificação. Mas, afinal, qual é a temperatura real que indica a febre em uma pessoa?
Temperatura que indica febre
Para começar, a febre é uma reação do corpo a algum problema que atinge o organismo. Ela pode ser causada por infecção, inflamação, trauma, câncer, alterações no sistema nervoso central e no sangue, entre muitos outros. Ela pode vir com mal estar, náuseas, vômitos, dor de cabeça e fadiga.
Mas, respondendo a pergunta do início, a temperatura corporal que indica febre está acima dos 37,8ºC, quando medida embaixo do braço. Dependendo da região do corpo onde coloca-se o termômetro, essa temperatura pode variar, como você confere a baixo:
boca (oral): normal até 37,8ºC; ouvido: normal até 38,3ºC; retal (anal): normal até 38ºC.
Mas, é bom ficar atento. A temperatura corporal pode sofrer pequenas mudanças durante o dia, dependendo da atividade física realizada, do clima, roupas usadas, ovulação da mulher, primeiro trimestre da gravidez, idade e até mesmo, de pessoa para pessoa.
Só é considerada febre quando há um aumento da temperatura acima da média do corpo humano. O instrumento utilizado para medir a temperatura é o termômetro, que deve ser mantido no corpo durante 5 minutos.
Para controlar a temperatura é necessário resfriar o corpo. Pode se fazer compressas frias embaixo dos braços, pescoço e região das virilhas, manter roupas leves e tomar banhos com água morna ou fria.
Também deve-se tomar medicamentos para o controle da febre. São antitérmicos comuns, como dipirona, ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, paracetamol. Mas lembra-se, só com prescrição médica. Se a febre persistir, o médico deverá procurar analisar qual o problema e tomar as devidas providências.
R7