O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta sexta-feira (03) as condições de balneabilidade das praias da Bahia, atualizando informações sobre a qualidade das águas para atividades recreativas. O monitoramento contínuo, realizado em pontos estratégicos ao longo da costa, reforça a segurança dos banhistas.
A rede de monitoramento da balneabilidade é composta por 134 pontos, distribuídos por toda a costa baiana. As amostras de água são coletadas semanalmente em locais com maior concentração de banhistas e analisadas com base na presença do microrganismo Escherichia coli, um indicador de poluição fecal recente.
Com as análises das amostras realizadas por cinco semanas consecutivas, as praias são classificadas em quatro categorias: Excelente, Muito Boa, Satisfatória e Imprópria. Para facilitar a comunicação, os resultados são simplificados em duas categorias: “Própria” (quando as condições são boas para o banho) e “Imprópria” (quando a balneabilidade é comprometida).
A divulgação dos resultados sobre a balneabilidade das praias é feita semanalmente e disponibilizada no Boletim de Balneabilidade, acessível no site do Inema. Para facilitar o acesso às informações, o órgão também oferece o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis Android e iOS, permitindo aos usuários consultar a qualidade das praias a qualquer momento.