Ecoturismo e Desenvolvimento Local foi o curso que abriu a série de formações que acontecem em Arembepe a partir dessa semana, dentro do Projeto Qualifica Turismo. O curso gratuito, de 30 horas de aula, acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Travessa Fonte das Águas, às segundas e terças-feiras das 9h às 12h. A iniciativa é da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Desenvolvendo Agentes do Turismo Regional é outro curso que já está sendo ministrado. Também com 30 horas de aula, acontece das 13h às 16h nos mesmos dias e local. Juntas, essas qualificações fazem parte de um grupo de nove formações planejadas para a localidade, que serão integralizadas até abril de 2024. No total, 27 alunos participam das formações, que iniciaram dia 9 de outubro e seguem até 13 de novembro.
Para a professora do Senac Tatiana Campello, turismóloga especialista em docência, o curso Ecoturismo e Desenvolvimento Local, enquanto ação pedagógica dentro do programa Qualifica Turismo da Setur, traz consciência para os alunos em relação ao exercício sustentável da atividade. “Aqui, eles [os alunos] são estimulados a refletirem sobre a ação humana no meio ambiente. De que forma essa ação humana pode estar em equilíbrio com a natureza, com o patrimônio cultural e social, para que o turismo se desenvolva, trazendo benefícios à população local”, contextualizou.
Benivânia de Lima, 48 anos, design de interiores e moradora da Travessa da Caraúna, foi motivada pelo curso como forma de diversificar seu aprendizado. “Para mim, é uma renovação profissional. Quero ampliar os meus horizontes e me reciclar”, disse. Já sua colega de turma Valdenice Conceição, que possui formação em gestão de eventos, iniciou o curso mais como uma forma de ocupar o tempo livre. “Mas, uma vez na sala de aula, eu pretendo já usar como uma nova perspectiva, uma oportunidade para uma atividade futura”, vislumbrou a moradora de 56 anos da comodidade Fonte das Águas.
As inscrições para as futuras formações permanecem abertas. Devem ser feitas presencialmente na sede do Cras de Arembepe, das 8h às 16h. O interessado precisa ter ensino fundamental incompleto e ser maior de 16 anos. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de endereço e atestado escolar. Para menores de idade, é preciso fornecer o número do RG do responsável.
Estão sendo oferecidos os cursos de Condutor em Turismo – Cultura, Ecoturismo e Roteiros, com aulas de 16/10 a 14/12; Empreendedorismo Digital e Geração de Renda e Técnicas Avançadas de Vendas, de 14/11 a 5/12; Inglês Básico Aplicado aos Serviços Turísticos, de 11/12 a 22/1/2024; Higiene na Manipulação de Alimentos, de 23 a 30/1/2024; Preparo de Doces Cristalizados e Compotas, de 5 a 13/2; e, por fim, Planejamento e Administração de Bares e Restaurantes, de 5/3 a 8/4/2024.
Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo número WhatsApp (71) 3186-4000.