Quarenta profissionais receberam a certificação pelo Programa Qualifica Bahia nesta terça-feira (13). Entre eles, Ironildes do Nascimento está de malas prontas para embarcar para São Paulo. Certificada no curso de recepcionista com noções de inglês, ela foi selecionada por uma grande rede de fast food, que será instalada em Salvador, e vai passar 20 dias em treinamento na capital paulista.
Além do ensinamento técnico do curso, Ironildes credita o bom desempenho na seleção para a vaga de trabalho no incentivo e dedicação dos professores e colegas de turma. “Durante o curso, fomos incentivados a acreditar ainda mais na nossa capacidade e a ajudar os colegas. Isso elevou muito a nossa autoestima”, contou Ironildes.
Presente na solenidade, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, destacou a necessidade da qualificação profissional. “Num mercado de trabalho cada vez mais concorrido, a qualificação pode ser um diferencial para a inserção do trabalhador. O Governo do Estado tem priorizado esse tipo de investimento”, afirmou.
A solenidade, realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), também certificou uma turma de corte e costura. Estiveram presentes o chefe de Gabinete da Setre, Vicente Neto; o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis, e a coordenadora de Qualificação Profissional da secretaria, Kadine Santos.
Até o mês de julho, por meio do Qualifica Bahia, serão certificadas 440 pessoas de 19 municípios baianos nas seguintes áreas: pintura automotiva; técnicas de vendas; culinária; informática avançada; eletricista; operador de supermercado; podologia; e introdução à fotografia.
Secomu