A torcida do Bahia está mobilizada a fazer ações sociais durante o período de pandemia. Depois de promover uma campanha para ajudar os vendedores ambulantes dos estádios, os torcedores do Tricolor vão lançar a “Quarentena Solidária Tricolor”. O objetivo é arrecadar doações mínimas de R$ 20 para a compra de donativos que serão doados a instituições e famílias carentes durante a reclusão.
“A gente tem como meta arrecadar o montante de R$ 165 mil, que corresponde a mais de 50 toneladas de mantimentos”, contou Uenderson Oliveira, torcedor que deu início a organização do projeto. “A gente vai distribuir para várias instituições de caridade e várias comunidades carentes de Salvador. Algumas nós já escolhemos, estamos aguardando apenas a confirmação para divulgar que vamos doar para eles, e outros com certeza vão surgir quando iniciarmos a campanha” completou.
Através dos grupos em redes sociais, Uenderson Oliveira, reuniu torcedores e torcidas organizadas com a proposta de integrar mais pessoas e fazer crescer a campanha. “Comecei com cinco, seis pessoas, e começamos a elaborar as ideias e de que forma a gente poderia fazer respeitando esse processo de quarentena”, contou. “Eu tenho um grupo, onde eu organizo caravanas e viagens com a torcida do Bahia, e tenho contato com torcidas organizadas”, explicou.
Ele comentou ainda que esta usando neste período de quarentena, que está impossibilitado de trabalhar, para “fazer algo maior”. “Se a gente não tiver um time completo, a coisa não anda”, acrescentou.
O ex-jogador do Bahia, campeão brasileiro com a quiel em 1988, Zé Carlos, também está apoiando a ação e Uenderson falou do carinho entre o ídolo do clube e a Quarentena Solidária Tricolor. “A participação dele deu um upgrade na ação e ela começou a crescer. A gente trata ele como o padrinho da nossa campanha”, comentou o torcedor.
Na próxima quarta-feira (8), uma live através da conta oficial no Instagram da campanha vai dar início ao projeto. As doações serão feitas por meio de uma vaquinha online e a arrecadação será convertida em mantimentos para distribuição. A ação vai até o dia 1 de maio.
“Pretendemos ajudar também a Associação de Árbitros também, sabemos que tem muitos árbitros que apitam babas e ganham o dinheiro do dia a dia, e que estão tendo dificuldade em comprar alimentos agora”, ressaltou Uenderson.
Ele ainda completou que a ideia é que a campanha Quarentena Solidária Tricolor possa chegar também na região dos entornos da capital baiana. “A ilha de Vera Cruz que será ajudada, e pensamos também em Dias D’ávila, onde fica o centro de treinamento do Bahia”, contou o torcedor. “Se tiver alguém precisando, nós vamos ajudar”, finalizou o organizador.
Bahia Notícias