Encontro será realizado pela AJE Bahia em parceria com o Sebrae no dia 27 de abril, no Hotel Fiesta; Inscrições gratuitas
Por Clara Solla
Dar vez e voz aos empresários negros e negras da capital baiana é o objetivo do “Vozes do Afroempreendedorismo”, evento que será realizado pela Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA) em parceria com o Sebrae. Em sua 4ª edição, o encontro acontece no dia 27 de abril, a partir das 17h, no Hotel Fiesta, no Itaigara. A iniciativa se destaca por trazer nomes relevantes do cenário afroempreendedor para falar sobre as suas experiências e desafios. As inscrições gratuitas podem ser feitas através do link http://bit.ly/VozesAfro2023.
O evento, que tem como objetivo fomentar e difundir a cultura de negócios liderados por pessoas negras, em seus mais diversos segmentos, recebe nomes de destaque como Sergio All, fundador e CEO da Conta Black, além de conselheiro da ONG Afrobusiness Brasil; Mário Nelson de Carvalho, economista, criador do termo Afroempreendedorismo, um dos precursores do Prouni; e Ivete Sacramento, antropóloga, escritora, política e etnolingüista, destaque como defensora de direitos raciais dos negros brasileiros, com ênfase nas mulheres negras, e secretária municipal da Reparação.
O encontro vai promover debates sobre as dificuldades e oportunidades que os profissionais negros enxergam no presente e para o futuro, e se baseia em quatro pilares: Diversidade e inclusão, Referência e legado jovem, Impacto positivo para a economia, e Conexão sem fronteiras com países africanos.
Segundo a diretora administrativa e financeira da AJE Bahia, Jaqueline Oliveira, “a intenção é que o evento conecte empreendedores para o debate de ideias, traga representatividade e sirva de inspiração para quem está começando. Para isso, vamos trazer afroempreendedores daqui de Salvador, da Bahia e do Brasil”. A diretora destacou ainda que a nova gestão da associação, a primeira composta apenas por mulheres, fez questão de realizar o evento fora do mês de novembro, mês em que se comemora o novembro negro, para reforçar a idéia de que diversidade e inclusão devem ser temas discutidos todos os meses.
Aberto a todos os empreendedores, negros ou não, que buscam fortalecer o ecossistema empresarial local e contribuir para um sistema mais justo e equilibrado, o encontro também é voltado para empresas formadas por empresários negros e por aquelas que reconhecem a importância da inclusão e diversidade em seus negócios.
Serviço
O quê: Vozes do Afroempreendedorismo – 4ª Edição
Quando: 27 de abril (quinta-feira), das 17h às 21h
Onde: Fiesta Bahia Hotel (Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara)
Inscrições: Gratuitas http://bit.ly/VozesAfro2023