As consequências da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) continuam a impactar o comércio baiano. Segundo levantamento da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), mais de 700 empresas do estado decretaram falência somente no mês de abril deste ano. Na tentativa de minimizar os prejuízos, alguns empreendedores buscaram, sem sucesso, migrar para o segmento digital.
A explicação por trás de negócios que não conseguiram amplificar as vendas ou sequer comercializar as mercadorias no modelo online, segundo a consultora de Marketing Digital, Priscyla Caldas, advém da falta de planejamento estratégico e mapeamento do público-alvo.
“Muito sobre a falta de efetividade no âmbito digital é proveniente de um planejamento estratégico falho ou superficial. As pessoas acham que gerenciamento de mídias sociais se resume a publicar posts e fazer o que os outros estão fazendo, usando referências de outras empresas. Entretanto, essa cópia não necessariamente irá se adequar à realidade da sua empresa, da sua cultura, da rotina dos seus clientes e dos hábitos deles, resultando em um impacto mínimo na clientela e consequentemente, no número de vendas”, explica.
Segundo Priscyla, antes de administrar o marketing digital da empresa, é importante estudar o público para direcionar as publicações e converter ‘número de acessos’ em ‘consumo’. “A análise da clientela precisa ser feita antes de qualquer ação no meio digital para ampliar os efeitos do marketing”, elucida.
Após finalizado o estudo, a consultora revela 4 dicas de marketing digital com aplicação imediata: entender os pilares do negócio (4 p’s); metrificar mídias sociais; impulsionar publicações e, sobretudo, reconhecer que a curva de vendas irá se dar progressivamente.
“A principal estratégia dentro do marketing digital é entender e abusar dos pilares básicos do seu negócio, chamados de 4 p’s: produto, preço, praça e promoção. Crie um diferencial (produto), estabeleça uma nova tabela de preços, ofereça serviços de delivery inovador, como mimos ou abate no frete (praça) e anuncie de maneira criativa e que chame atenção (promoção)”, orienta.
A frente da ARUNA Marketing, Priscyla explica que ao entender a dinâmica dos “4 p’s”, fica fácil metrificar mídias sociais e impulsionar publicações. A profissional recomenda que os empreendedores percebam qual das estratégias em cada ‘p’ se sobressaiu através das métricas (mensuração de resultados), una esses pilares e impulsione essas estratégias, garantindo a sobrevivência e a retomada dos negócios.
“Estamos vivenciando um período sem precedentes, portanto, empreendedores precisam ter em mente que esse reajuste vai ajudar os negócios, mas que isso não vai acontecer da noite para o dia. Progressivamente, você vai conseguir perceber os resultados, começando a partir de hoje”, conclui.
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