O recadastramento biométrico é obrigatório em Salvador e em outras 51 cidades baianas e deve ser feito pelo eleitor até o dia 31 de janeiro de 2018. O procedimento pode ser feito também na Central de Atendimento ao Público (CAP) ou nos cartórios eleitorais, ambos instalados na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), na 1ª Avenida do CAB.
Atualmente, 1.956.743 eleitores baianos já têm a digital cadastrada e poderão votar dentro desse sistema nas Eleições de 2018. Na capital, o número de eleitores biometrizados é de 260.905. O objetivo do TRE-BA é atingir cerca de 3 milhões de eleitores identificados biometricamente, em todo o Estado, até 2018.
Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado.
Para ser atendido, o eleitor deverá portar um documento oficial com foto, a exemplo de RG, CNH, carteira profissional, passaporte, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar original, além de um comprovante de residência recente. Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por, entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.
Quem for fazer a primeira via do título precisa ficar atendo: homens com idade entre 18 e 45 anos devem levar o comprovante de quitação militar; e nem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nem passaporte do modelo antigo são aceitos como documento de identificação para o alistamento eleitoral.
Vale lembrar aos eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico que não precisam retornar aos postos de atendimento do TRE-BA para passar pelo procedimento novamente.
Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo site do SAC, pelos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel) ou pelo aplicativo SAC Mobile.
Agendamento no site do TRE
Os cartórios eleitorais de Salvador e Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital, vão passar a realizar o serviço de recadastramento biométrico por meio de agendamento, a partir de segunda-feira (3).
Com o serviço, eleitores dos dois municípios poderão, previamente, definir uma data e horário para a realização do recadastramento. O agendamento deve ser feito através do site do TRE.
Segundo o órgão, o recadastramento biométrico está sendo realizado de maneira obrigatória em Salvador e Feira de Santana.
Para concluir o agendamento, o eleitor deve informar o número do título de eleitor ou dados pessoais. Além disso, precisará informar um número de telefone para contato. A partir daí, basta selecionar a cidade (Salvador ou Feira de Santana), o cartório mais próximo e escolher entre as datas e horários disponíveis.
G1