O cidadão que contraiu ou está negociando um empréstimo com a Receita pode receber uma notificação/cobrança de IOF supostamente emitida pela Receita Federal. A carta, enviada para o endereço da pessoa, é falsa.
Segundo o documento, a cobrança serviria para desbloqueio dos valores junto à Receita. A carta é atribuída ao auditor-fiscal da instituição e tem dados bancários para depósitos, além de assinatura falsa.
Os contribuintes que forem vítimas desse golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, pela internet, no site oficial.
Como se proteger
A Receita alerta que não fornece dados bancários aos cidadãos para recolhimento de impostos. O IOF é recolhido exclusivamente pelo Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
A instituição também afirma que a pessoa deve ficar atenta a erros de português, informações confusas ou incorretas e informações desencontradas, características normalmente encontradas em golpes deste tipo.
Os suspeitos de cometer o crime podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsa identidade, pelos danos causados à imagem da Instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido.
R7