A Renault estaria planejando o lançamento de um novo modelo ainda este ano, de acordo com o site indiano Indian Autos Blog. A publicação garante que a francesa está projetando um utilitário esportivo (SUV) com um novo tipo de carroceria, com ares de um cupê de tamanho mediano. O Brasil estaria entre os mercados planejados para o crossover da Renault.
De acordo com o site, o crossover foi confirmado pela Renault e fará sua estreia no Salão Internacional de Moscou, que ocorre entre agosto e setembro. A publicação também afirma que o veículo será vendido na Rússia primeiro, e que outros mercados confirmados são o Brasil, China e Coréia do Sul.
Ainda segundo o Indian Autos Blog, a Renault fabricará o crossover sobre dois chassis diferentes, a depender do mercado a que as unidades se destinam. Uma das versões seria de alto padrão de qualidade, designada para mercados de países desenvolvidos, como a França; e a outra seria produzida sobre chassi econômico, voltada para mercados emergentes. O mesmo processo é utilizado no Captur.
Para o primeiro mundo, a Renault deve utilizar a plataforma CMF-C/D, afirma o website. A estrutura é fruto de uma parceria entre a marca francesa e a Nissan para reduzir custos, e já equipa modelos como os Renault Mégane e Scénic, e o Nissan X-Trail. Já nos países emergentes, o novo crossover da Renault será oferecido sobre a plataforma B0, fruto da mesma aliança, que equipa veículos como o Renault Logan e o Duster.
A carroceria, no entanto, seria a mesma – ou muito semelhante – nas duas versões. Não há informação sobre qual das duas versões viria para o Brasil. O site informa, ainda, que o novo crossover da Renault terá lançamento global em 2019.
R7