Garantir uma rotina terapêutica para pacientes com transtornos mentais crônicos é um desafio para muitas famílias e, com foco em atender à essa demanda, a clínica Holiste dispõe do serviço de excelência na Bahia: a Residência Terapêutica. Com um conceito de moradia assistida, a unidade presta assistência a pessoas com transtornos mentais crônicos, como: esquizofrenia, transtorno bipolar, Alzheimer, entre outros.
A Residência Terapêutica é destinada a pacientes que tiveram o seu dia a dia afetado pela doença, não conseguindo manter suas relações sociofamiliares, desempenhar atividades como estudar, trabalhar, cuidar da saúde, etc. No entanto, família é um elemento fundamental no sucesso do tratamento.
“Às vezes, a família não consegue dar conta, e não pela falta de afeto ou vínculo, mas porque a doença mental fragiliza as relações e causa um impacto familiar muito forte”, explica a acompanhante terapêutica e Coordenadora da Residência Terapêutica da Holiste, Isabel Castelo Branco.
Tendo como objetivo favorecer uma dinâmica que seja compatível a um ambiente residencial, mas que ao mesmo tempo atenda às particularidades de cada paciente, a unidade promove um ambiente saudável, que potencializa a autonomia do indivíduo e o resgate de sua sociabilização.
A proposta terapêutica oferece suporte ao sujeito por completo, estimulando o seu protagonismo e cidadania, desde a atividades mais simples (como ir a um restaurante ou sair para comprar itens de necessidade pessoal), como a questões mais complexas, como realizar uma atividade de cunho ocupacional.
Com uma equipe multidisciplinar, contando com profissionais como psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos, médicos clínicos e cuidadores, a residência já se encontra em atividade há cinco anos, no bairro da Pituba, e têm contribuído para a restauração de laços muitas vezes desgastados por conta da doença.
O espaço possui áreas similares a um moderno espaço residencial, como sala de jantar, piscina, churrasqueira, jardim, sala de jogos e de cinema. Toda a estrutura é pensada de maneira a garantir conforto e segurança aos seus moradores, fornecendo uma referência de lar.
A rotina de cada morador é personalizada, mediante uma avaliação prévia para atender às suas necessidades. “Aqui é um espaço onde a gente consegue resgatar a qualidade de vida desse residente”, explica Isabel Castelo Branco.
Sobre a Holiste
A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada no bairro de Pituaçu, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba.
A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br/.