O Casarão da Diversidade, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) acolherá, na tarde desta sexta-feira (28), a partir das 14h, o projeto de retificação de prenome e gênero dos documentos para mulheres trans, travestis, homens trans e pessoas não binárias; o “Respeite Meu Nome”. O mutirão será realizado pelo Coletivo Mães do Arco-íris e pelo Coletivo De Transs pra Frente.
No projeto “Respeite meu nome” todo processo de retificação é realizado diretamente pelas organizações responsáveis, e tudo que cabe ao beneficiário é apresentar os documentos iniciais necessários, de modo que o projeto dará todo suporte necessário, com instruções e orientações detalhadas de onde e como conseguir. Todos os custos com a retificação da certidão de nascimento, incluindo as taxas de cartório, serão cobertos pelo projeto.
O ideal é que os interessados compareçam com documentos como, RG/CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Certidão de Reservista (para mulheres trans e travestis). A apresentação do certificado de vacinação é obrigatória.
Além disso, na ocasião, o GAPA – Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia, através do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Bahia, realizará testagem rápida para para HIV, entrega de preservativos, orientação sobre PEP e PrEP, distribuição de material informativo e aconselhamento para rede de atenção à saúde.
A Coordenação de Políticas LGBT da SJDHDS também estará presente prestando acolhimento, atendimento jurídico, psicosocial e realizando demandas da área de Assistência Social, juntamente com o Projeto Prepara Salvador que estará à disposição para explicar sobre a importância da prevenção combinada.