As crianças que acompanham os adultos que vão aos Restaurantes Populares da Liberdade e Comércio tiveram um almoço divertido nesta sexta-feira (05). Especialmente decoradas com adornos infantis, as unidades abrigaram brincadeiras e dinâmicas lideradas pelas equipes que atuam nos locais.
“Todos os anos, em outubro, os equipamentos administrados pela Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (Sisa) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) contam com esse dia especial”, explica a coordenadora das duas unidades, Jane Gladys, que destaca ainda que “esse evento é voltado não só para as crianças, mas para os adultos também, pois visa trazer à tona o imaginário lúdico e memórias da infância, além de muita alegria”.
Os integrantes das equipes que atuam nos restaurantes se fantasiaram e interagiram com todos, durante a montagem dos pratos, e alguns deles foram os animadores da festa. O menino Davi Santos, de sete anos, aprovou a iniciativa. “Estou feliz de ter vindo e gostando muita dessa festa e de brincar com meus coleguinhas”, garantiu.
No Restaurante da Liberdade, uma mesa repleta de frutas cortadas em forma de bolo, pirulitos, picolés e outros doces foi montada no salão. Ainda teve uma mesa para que os pequenos pintassem e colorissem, além de painéis gigantes com ilustrações e brincadeiras. “O objetivo de usar as frutas é incentivar, nos menores e responsáveis, o consumo de uma alimentação diversificada e balanceada. É importante que esses hábitos mais saudáveis sejam adquiridos e estimulados ainda na primeira infância para que essas crianças se tornem adultos igualmente saudáveis”, explica uma das nutricionistas da unidade Liberdade, Carla Luz.
A dona de casa Eduarda Victoria Pereira da Silva levou o filho Beijamin, de apenas seis meses, para o almoço especial. “É excelente para as crianças brincarem e está tudo muito bonito”.
Restaurantes populares
Juntas, as unidades da Liberdade e do Comércio servem quase cinco mil refeições por dia, custando R$1 cada um e crianças com até cinco anos não pagam. Somente no Restaurante Popular da Liberdade, são fornecidas 2.300 refeições por dia. Já no Comércio são montados 2.645 pratos diariamente. Há sempre a preocupação de harmonizar o cardápio de modo a ter proteínas, o casamento do arroz e feijão, salada, fruta e suco natural.
Os restaurantes funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h. O do bairro da Liberdade fica na Estrada da Liberdade, número 258, e o do Comércio está localizada na Avenida da França, sem número, no prédio onde está instalado o Instituto do Cacau.