A travessia marítima de catamarã ligando Salvador ao Morro de São Paulo voltou a atender aos baianos e turistas nesta quinta-feira (3), quase seis meses depois de suspensa por conta das medidas adotadas pelo Governo do Estado para conter a disseminação do coronavirus na Bahia. A travessia estava suspensa desde 20 de março e retomou as operações seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos visando a segurança dos passageiros.
“Aos poucos e com muita determinação dos operadores, vamos trazer de volta os nossos usuários. Morro de São Paulo é um é dos destinos turísticos mais procurados da Bahia e do país. A tendência é que a procura pela travessia cresça daqui para a frente e que em breve ela possa estar operando de novo com os cinco horários diários, como vinha fazendo”, disse Jacinto Chagas, presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), entidade que congrega os operadores das travessias de Morro de São Paulo, Mar Grande e escunas de turismo.
Na retomada do atendimento, a travessia Salvador-Morro de São Paulo está oferecendo dois horários por dia. Mas os operadores estão otimistas e apostando também no aumento do fluxo turístico em Salvador, que começa a acontecer, e que reflete diretamente na procura pelo transporte marítimo para o Morro de São Paulo.
Com frequência diária, incluindo sábados domingos e feriados, os horários estabelecidos para a travessia são: saídas do Terminal Náutiico da Bahia, em Salvador: 9h e 11h30; Saídas do Terminal de Morro de São Paulo, 11h30 e 14h30. A Astramab informa aos usuários que o uso de máscara é obrigatório e que as embarcações só podem transportar 50% da capacidade de passageiros, em cumprimento às normas estabelecidas pela Agerba, que é o órgão estadual que regula e fiscaliza o transporte marítimo intermunicipal.
A Astramab alerta ainda que os operadores do sistema estão cumprindo também o decreto e as normas de flexibilização determinadas pela Prefeitura de Cairu, à qual a Ilha de Tinharé (Morro de São Paulo) pertence. As atividades turísticas no Morro começaram a ser retomadas na última terça-feira (1º) de forma parcial. O uso das praias, por exemplo, está liberada para práticas individuais.
Escunas de turismo
As escunas de turismo que operam o “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos, que também estão com operações suspensas desde 20 de março, voltarão a atender diariamente baianos e turistas a partir da próxima quinta-feira, dia 10 de setembro.
As escunas sairão do Terminal Náutico, no Comércio, sempre às 9h, e retornam a Salvador às 17h. O tour inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. A retomada das operações das escunas acontece paralelamente à chegada maior de turistas a Salvador e às medidas de flexibilização adotadas pelas prefeituras de Salvador e Itaparica.