Ao contrário do que foi amplamente divulgado pela imprensa, a Coelba esclarece:
*Não está realizando corte indevido de cabos de empresas de internet em Salvador. O trabalho de reordenamento das fiações nos postes da distribuidora foi iniciado no final de 2015 e consiste na identificação, retirada de cabos inativos e equipamentos instalados à revelia, coordenação e monitoramento das ações de regularização do cabeamento das telecomunicações e de organização das situações como emaranhados de fios, exposição de riscos de acidentes e poluição visual na cidade.
*O objetivo é ordenar as instalações de telecomunicações nos postes da rede elétrica e promover a segurança da população e dos profissionais de todas as empresas que acessam os postes da Coelba, além de diminuir o impacto visual provocado pelo desordenamento da rede de telecom. Fiações irregulares e desordenadas estão mais sujeitas a risco de queda, de se entrelaçar em veículos altos, por causa, muitas vezes, da altura inadequada e de inclinação do poste por excesso de peso.
*Somente em 2016, foram ordenados 45 Km de cabos de telefonia e telecomunicações em 11 grandes corredores viários de Salvador e retiradas cerca de 1,5 toneladas de materiais das redes de telefonia/telecomunicações instalados irregularmente.
*Ressaltamos ainda que não há novas regras em vigor, a Coelba coloca em prática as regras já existentes, desde 2014, da Aneel e Anatel, agências reguladoras do setor de energia e telefonia, respectivamente. Todo o trabalho feito pela Coelba é realizado com comunicação prévia e em conjunto com as empresas de telecomunicações.
* A distribuidora nunca se negou a conversar e negociar com as empresas para garantir a regularização no compartilhamento dos postes. As empresas que, por algum motivo, estejam utilizando os postes de forma irregular, ou seja, com cabos instalados sem o conhecimento da Coelba, ou sem autorização de funcionamento da Anatel, devem procurar a concessionária, imediatamente, para regularizar a situação.
* Em reunião ocorrida hoje (12/06) com representantes do sindicato e associações de provedores de internet, com a presença de um representante da Anatel, a Coelba explicou a importância de seguir a legislação vigente e os procedimentos para regularização. Também ficou acordado entre as partes um prazo de 90 dias para a regularização, a partir do diagnóstico apresentado pela Coelba. Todo o procedimento para o reordenamento dos cabos de provedores de internet nos postes será acompanhado em conjunto pela Coelba, o sindicato e as associações representantes dos provedores.