Uma operação policial apreendeu 39 aves silvestres que estava sendo criadas irregularmente, em Riachão do Jacuípe, cidade a cerca de 200 Km de Salvador, na sexta-feira (15). Alguns dos animais estão ameaçados de extinção.
De acordo com a polícia, após informações colhidas por servidores da Delegacia de Criação de Animais Silvestres em Cativeiro, foram pedido mandados de busca e apreensão nos locais indicados, que foram deferidos pela Justiça.
De posse dos mandados e após alinhamento com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a equipe de Investigadores foi até os locais e realizou a apreensão das aves silvestres. Além disso, uma pessoa que estava no local foi conduzida à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
As aves foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente. A prefeitura informou que, no total, foram apreendidos:
- 1 jacú
- 3 perdizes
- 4 pombas verdadeiras
- 4 juriti
- 2 soldadinhos
- 1 canário da terra
- 1 culeiro
- 3 cardeais
- 10 trocás
- 1fogo-pagou
- 4 rolas brancas
- 4 rolas de caldo de feijão
- 1 aracuã
A administração municipal destacou que as aves foram encaminhadas para um viveiro, enquanto as providências legais são tomadas, e que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Inema) será acionado para definir o procedimento adequado de soltura dos animais.
Ainda de acordo com a prefeitura de Riachão do Jacuípe, a biológa Jacqueline de Oliveira acompanhou a entrega dos animais. “São animais que não aparentam maus tratos. Mas vamos identificar as espécies e dar os encaminhamentos necessários”.
G1