As pichações na Igreja de Sant’Ana, que fica no largo de mesmo nome, no bairro do Rio Vermelho, foram apagadas no final da manhã desta segunda-feira (22), por agentes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).
O crime foi praticado na madrugada de domingo (21) por ao menos quatro pessoas. Câmeras de segurança flagraram a ação, que não foi registrada em delegacia.
O caso aconteceu por volta das 2h30, enquanto várias pessoas estavam no local, que também é conhecido como “Largo de Dinha”, em referência à famosa baiana de acarajé que atua na região.
Esta não é a primeira vez que a Igreja de Sant’Ana é alvo da ação de vândalos. O local foi revitalizado em 2016, quando houve a inauguração da reforma da orla do Rio Vermelho. Atualmente, a igreja não recebe mais celebrações religiosas.
A igreja não é tombada individualmente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), mas está localizada em uma área administrada pelo instituto. Pichar monumentos urbanos é crime, com penas de detenção de três meses a um ano, além de multa.
G1