Rogério Ceni está preparando o Flamengo para o clássico Fla Flu no dia 6 de janeiro. Apesar de ter passado o mês de dezembro invicto, o técnico tem, até agora, quase o mesmo desempenho de Domenéc Torrent na mesma quantidade de jogos no comando no Rubro-negro.
Desde que assumiu o elenco carioca, Ceni viu a equipe ser eliminada da Copa do Brasil e da Libertadores, seguido de atuações inconsistentes. Em dez jogos, foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, resultado um aproveitamento de 53,3%. Em comparação ao trabalho de Dome na mesma quantidade de partidas, o catalão teve rendimento de 56,6%, segundo o Terra.
Durante 24 jogos que esteve no Flamengo, o treinador espanhol deixou o clube com 64,1% de desempenho positivo, o que não estava sendo suficiente para a equipe que briga pelo título no Campeonato Brasileiro em 2020.
Outro número que aponta um menor aproveitamento do time sob o comando de Ceni é a taxa de “chutes para marcar gol”. Segundo o site Sofascore, a equipe atual precisa de 8.5 chutes para cada gol que marca, enquanto sob o comando de Dome a média era de 6.9.
Na categoria de levar gols, o Flamengo também caiu no aproveitamento. Antes, era preciso uma média de 6.5 chutes dos adversários e atualmente 5.2.
Entretanto, nesses dez jogos com o Rubro-negro, Ceni fez a equipe aumentar o número de grandes chances de 31 para 36 em comparacao a Dome no mesmo período e uma precisão de converter essas oportunidades em gol de 31%, cinco pontos percentuais a mais que o técnico anterior. Com isso, apesar dos dois treinadores terem tomado 13 gols em dez partidas, o time de Ceni marcou três a mais.
Apesar dos números, o ex-goleiro está confiante sobre a capacidade da equipe de conquistar o título nacional.
“Com certeza absoluta acredito no título. Ou não poderia trabalhar no Flamengo. Independentemente da diferença de pontos, vamos seguir acreditando. O nosso objetivo é fazer a diferença diminuir e chegar na última rodada com chance de título”, declarou Ceni.
O Flamengo está na terceira posição da tabela do Brasileirão com 49 pontos, mesma quantidade do Atlético Mineiro, que é vice-líder. O Flamengo possui um jogo a menos, o que pode dar vantagem ao Rubro-negro. As duas equipes estão em busca de bons resultados e na expectativa sobre o desempenho do São Paulo que lidera com 56 pontos.
Bahia Notícias