Trindade (GO) é um dos destinos religiosos mais procurados pelos turistas brasileiros e, nos últimos anos, até mesmo pessoas de outros países visitam o município. Ao longo do ano, a cidade recebe cerca de 6 milhões de visitantes. O ponto forte do local é a devoção ao Divino Pai Eterno, que surgiu por volta de 1840. Durante a Tradicional Festa em louvor ao Divino Pai Eterno, os peregrinos que passam pela Capital da Fé de Goiás aproveitam para conhecer mais sobre a religiosidade do local.
Santuário Basílica
Um dos pontos de peregrinação mais visitados é, sem dúvida, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A igreja é a única Basílica, no mundo, dedicada a essa devoção e, nela, existem vários ambientes para contemplação e oração. Na parte interna, os devotos podem visitar a Capela do Santíssimo Sacramento, onde fica exposto o Corpo de Jesus, na Hóstia Consagrada. Ao lado da Capela, está a entrada que direciona até a Fita do Beijamento, onde, geralmente, os romeiros finalizam a sua peregrinação, aos pés da Imagem do Divino Pai Eterno.
No subsolo da Basílica, fica a Sala dos Milagres e é famosa por abrigar os ex-votos dos fiéis. O ambiente é composto por várias fotos e objetos deixados pelos romeiros em forma de agradecimento pelas graças recebidas do Divino Pai Eterno. Devotos como o aposentado Itamar Batista Figueiredo, que, neste domingo, 30 de junho, percorreu a Rodovia dos Romeiros, a pé e carregando uma cruz de madeira nas costas, na companhia de seus familiares e amigos, cerca de 20 pessoas.
Na chegada ao Santuário, ele deixou o objeto – que simboliza a cura de um câncer de sua esposa – na Sala dos Milagres. “É uma alegria muito grande conseguir chegar até aqui. É emocionante, gratificante e uma oportunidade de agradecer pelas graças recebidas na minha vida”. Todo ano, ele faz esse percurso e deixa a cruz no local. Ela fica exposta durante todo o ano e só é retirada para o cumprimento de sua promessa.
Praça do Santuário Basílica
Do lado de fora, na Praça do Santuário Basílica, está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com uma pequena cascata que se tornou muito procurada pelos devotos para registrar a sua visita à Trindade. Ao lado da gruta, está a Sala das Velas, onde os visitantes acendem velas pelas suas intenções. Outro local muito visitado é a Gruta da Intercessão, onde os romeiros, tradicionalmente, amarram suas fitinhas e também acendem velas para fazer pedidos e orações.
Igreja Matriz
A centenária Igreja Matriz, primeiro Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno, também é um dos pontos mais visitados de Trindade. O local histórico foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2013, como patrimônio estadual e nacional.
Via-Sacra
Acima do Santuário Basílica, na Av. Constantino Xavier, existem esculturas, em tamanho real, que retratam a saga de Jesus Cristo em Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Elas são divididas em 14 estações que terminam na Igreja do Santíssimo Redentor.
Igreja do Santíssimo Redentor
Mais conhecida como Igreja do Pe. Pelágio, a Igreja do Santíssimo Redentor também se tornou um dos pontos de peregrinação em Trindade. Nela, estão os restos mortais do Missionário Redentorista Pe. Pelágio Sauter. Este ano, a programação da Romaria inclui duas missas realizadas no local, além dos batizados. Isso porque a Província Redentorista de Goiás está vivenciando o Ano Devocional ao Pe. Pelágio e todos estão em oração pelo processo de beatificação do religioso, que tramita no Vaticano.
Vila São Cottolengo
Outro ponto importante de visitação em Trindade é a Vila São José Bento Cottolengo, o Santuário do Irmão. O hospital filantrópico, fundado em 1951, presta assistência a mais de 300 pacientes com deficiências múltiplas, em período integral.
Carmelo de Trindade
O Carmelo da Santíssima Trindade também faz parte do roteiro de visitas. No local, as irmãs carmelitas vivem em clausura para reflexão e oração por todos os filhos e filhas do Pai Eterno.
Novo Santuário/Capela do Cruzeiro
As obras do Novo Santuário estão a todo vapor e atraem muitos devotos que desejam acompanhar o andamento e rezar pela construção. No local, está a Capela do Cruzeiro, localizada no mirante, onde muitos fiéis fazem seus registros e deixam suas orações.
PROGRAMAÇÃO ROMARIA 2019
PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
5h – Alvorada Festiva – Matriz e Santuário Basílica
5h30 – Procissão da Penitência – Da Matriz ao Santuário Basílica
Matriz
Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30
Oração do Terço: 13h
Novenas: 9h e 14h
Santuário Basílica
Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30 e 22h
Oração do Terço: 14h
Novenas: 8h30 e 15h
Novena Solene: 19h
Igreja do Santíssimo Redentor
Missas: 8h, 17h
Confissões
Todos os dias, no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h
Batizados
Todos os dias, na Igreja do Santíssimo Redentor, às 10h
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Dia 30 de junho – Domingo
5h – Saída da 13ª Romaria Franciscana – Trevo de Goiânia
10h – Missa da 13ª Romaria Franciscana – Santuário Basílica
Dia 4 de julho – Quinta-feira
9h – Romaria dos Carros de Boi com bênção para os carreiros –
Praça da Matriz
17h30 – Missa das Obras Sociais Redentoristas – Santuário Basílica
Dia 5 de julho – Sexta-feira
6h – Saída da 13ª Romaria dos Militares – Trevo de Goiânia
9h – Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros – Praça da Matriz
10h – Missa dos Militares – Santuário Basílica
17h30 – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica
Dia 6 de julho – Sábado
12h – Missa com os Foliões – Santuário Basílica
14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial da Igreja Matriz
17h30 – Missa com os Carreiros – Praça do Santuário Basílica
Missas na Madrugada:
29 e 30 de junho: 0h, 2h e 4h
5 e 6 de julho: 0h, 2h e 4h
7 de julho: 0h e 2h
No Santuário Basílica
Palavra do Pai com Pe. Robson de Oliveira
29 e 30 de junho: 10h
4, 5 e 6 de julho: 10h
No Cineteatro Afipe
DIA DA FESTA
Dia 7 de julho – Domingo
4h – Alvorada Festiva com fogos e sinos
4h45 – Procissão da Penitência
5h45 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica
8h – Missa Solene da Festa
17h30 – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento,
saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)
Missas deste dia:
Matriz: 11h, 12h30 e 14h
Santuário Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h
Dia 8 de julho – Segunda-feira
5h – Toque de despertar
Missas no Santuário Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30
Missas na Matriz: 7h, 9h e 19h
Shows Musicais
Praça do Santuário Basílica
Pe. Fábio de Melo
Dia 4 de julho – 21h
Sérgio Reis
Dia 5 de julho – 21h