O jogador de futebol Neymar sofreu mais uma lesão. Dessa vez, em jogo contra o Uruguai nas Eliminatórias da Copa, o camisa 10 da Seleção Brasileira rompeu o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho esquerdo. A expectativa de recuperação de casos como este é estimada entre 6 meses e 1 ano. “O rompimento do ligamento cruzado anterior é um tipo de lesão comum no joelho. No futebol, o jogador fixa um pé no chão e roda o tronco bruscamente. Assim, a perna travada força o LCA até ele não suportar a força tensional e estourar”, explica o ortopedista especialista em joelho da CICV, Dr. Gustavo de Araújo Dórea.
Para evitar o rompimento e outras lesões musculares são recomendáveis treinamentos de prevenção de lesão, conhecidos como treinamentos proprioceptivos. “No futebol, esse tipo de treinamento é feito, por exemplo, com corridas em zigue-zague e laterais feitas em volta de cones. Também se encaixam os treinos de salto, que ocorrem principalmente nas pré-temporadas”, afirma o ortopedista.
O tratamento costuma ser cirúrgico, especialmente para atletas de alta performance. “O LCA é reconstruído usando um ou dois tendões colhidos dos músculos da própria pessoa. Em condições consideradas ideais, a recuperação completa de uma ruptura do LCA leva de seis a 12 meses”, esclarece o ortopedista especialista em Joelho da CICV, Dr. Francisco Carlos de Assis Gomes.
Ainda de acordo Gomes, a partir do terceiro mês, é possível voltar a correr e fazer demais aeróbicos, além de musculação. Por volta do quinto ou sexto mês, é recomendado fazer treino de retorno ao esporte, mas ainda de maneira controlada. Em torno de 9 meses, a ideia é que o paciente esteja com mais segurança e atuando efetivamente no esporte.
Os cuidados na CICV incluem diversas subespecialidades da ortopedia como mão, quadril, ombro, coluna vertebral, joelho, ortopedia pediátrica e traumatologia.