Salvador, 20 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

SAC prorroga atendimento especial no Shopping Center Lapa até 19 de abril

Serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, das 9h às 17h, por ordem de chegada, no piso L3

Emissão da CIN está sendo realizada no piso L3 / Foto divulgação

O atendimento especial para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Shopping Center Lapa foi prorrogado até o dia 19 de abril. O serviço, oferecido pela equipe SAC Itinerante, segue sendo realizado no espaço Lapa Cultural, localizado no 3º piso do empreendimento, das 9h às 17h, por ordem de chegada. A cota diária é de 135 atendimentos.

“É mais um avanço importante da Rede SAC na ampliação da oferta da emissão da CIN pela Bahia”, ressalta a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios. Desde a implantação, em julho de 2024, até dezembro de 2025, a Rede SAC realizou mais de 2 milhões de atendimentos da Carteira de Identidade Nacional no Estado.

Para a gerente de marketing do Shopping Center Lapa, a prorrogação reforça o papel do empreendimento como facilitador de serviços à população da capital. “Receber o atendimento da nova CIN no Lapa reforça nosso compromisso em oferecer mais comodidade e praticidade aos frequentadores do centro da cidade, reunindo serviços essenciais em um só lugar”, destaca.

CIN – A Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. Portanto, há um prazo relativamente extenso para que todos possam se organizar sem haver correria aos postos SAC. O RG (modelo antigo) tem validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. Vale ressaltar também a questão da gratuidade. A CIN é um documento novo, portanto será a primeira via para todos os brasileiros, sem distinção. Por ser primeira via, há a garantia de gratuidade em qualquer tempo. A primeira via da CIN, disponível a todas as pessoas, é gratuita e sempre será.

A primeira via da CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos: ou de nascimento ou de estado civil atualizada. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o Instagram @saebgovba; o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o Instagram @sacgovba; além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).

Serviço:

O que? Atendimento da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Onde? Shopping Center Lapa, no piso L3

Quando? De 19 de fevereiro a 19 de abril, de 9h às 17h, por ordem de chegada, com senhas limitadas

Quanto? Gratuito

Veja também

polícia civil RJ
Grupo que expunha estudantes a conteúdo pornográfico é alvo da Polícia
Apuração investiga três administradores com mais de 500 integrantes Alunos de uma escola da Região Oceânica...
unnamed
Campeão uruguaio, Yordi López projeta sequência após temporada em que mais atuou na carreira
O uruguaio Yordi López, de 23 anos, encerrou 2025 com um marco importante na carreira: a temporada em...
Fifa
Uefa não vai barrar proposta da Fifa por Mundial com 48 clubes, diz jornal
A Uefa, entidade máxima do futebol europeu, não entrará no caminho da Fifa na proposta de um Mundial...
unnamed
Após grande destaque, Matheus Serafim troca de clube na Coréia do Sul e recebe a 10: “Honrado demais”
A primeira experiência na Ásia foi muito boa, obrigado. Tanto que rendeu frutos. Negociado ainda em 2024...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar