A conta salário é “uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados”, segundo o BC (Banco Central). Apenas o empregador consegue realizar depósitos nesta conta.
O empregador precisa contratar um banco para realizar o pagamento dos empregados e, a partir de então, solicitar a abertura de conta salário. Isso significa que o empregado não pode escolher em qual banco terá a conta salário.
O professor de finanças do Insper Ricardo Rocha afirma que a maior vantagem da conta salário frente a conta corrente tradicional é que o funcionário não precisará pagar taxas ou taxas pequenas. Para ele, a conta salário é ótima para pessoas com renda mais baixa.
— Para quem ganha pouco, a vantagem é que a pessoa se bancarizar.
Rocha explica que ao inserir essas pessoas nos bancos, elas passam a ter acesso a crédito, mas ressalva que este só deve ser usados quando não houver outra saída. Segundo ele, as contas podem não valer tanto a pena para pessoas que recebem salários muito altos e podem pagar por taxas mais altas.
Quando o empregado passa a utilizar a conta salário, Rocha diz que é importante que ele saiba qual o pacote de serviços inclusos, para que não gaste com taxas extras.
— É importante que a pessoa que vai usar verifique qual o benefício. Quantos TEDs, quantos DOCs, entre outros. Saber o que eu posso fazer dentro do plano.
O professor da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) César Caselani reforça que o trabalhador deve entender qual o tipo de conta que a empresa abriu para o funcionário.
— Em princípio, a conta salário é só de salario. Ela não dá possibilidade de fazer todas as transações, mas na realidade isso vai depender da negociação da empresa com o banco.
Para o presidente do DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, a conta salário é mais protecionista que as contas correntes tradicionais.
— Se a empresa vai abrir uma conta salário, significa que é uma forma a mais de você ter mais proteção do que uma conta corrente normal, que fica vulnerável a penhora e bloqueio, por exemplo.
Domingos afirma que as taxas zeradas ou muito baixas são possíveis por causa da contrapartida da empresa. Ou seja, os valores são praticados, porque todos os funcionários da empresa possuem a conta salário no mesmo banco.
— Na conta “normal” você dispõe junto ao mercado e você tem que negociar como uma pessoa única.
Procurado pela reportagem, o Banco Central informou que não possui dados sobre o número de pessoas que utilizam a conta salário no Brasil.
Portabilidade do salário
A portabilidade é o serviço que garante que o salário depositado na conta salário seja transferido gratuitamente para outra conta corrente da preferência do empregado. Não é preciso que a conta seja do mesmo banco da conta salário. Segundo as regras do BC, os bancos são obrigados a fornecer a portabilidade sem cobras taxas.
Todo o valor depositado é transferido para a outra conta, sendo que o empregado precisa apenas informar os dados bancários da conta destino. O BC informa que a “transferência automática dos recursos pela instituição financeira deve ser realizada no mesmo dia do crédito feito pelo empregador, até às 12h00”.
R7