Os alertas para cuidados com a saúde crescem durante o verão. No caso de pacientes renais, com o aumento do calor, os hábitos de hidratação e alimentação requerem atenção especial e a ingestão de líquidos precisa ser adequada ao que o corpo necessita. Afinal, uma hidratação inadequada pode levar a danos agudos com prejuízo ao rim e até piorar suas funções.
Nefrologista e professor do curso de Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), Ricardo Matoso explica que nível de cuidados é variável. Para os que estão em fase inicial de doença, onde o rim ainda funciona bem, é preciso manter uma dieta saudável, com pouco sódio e evitar excessos de gordura, embutidos, refrigerantes e bebidas alcóolicas. Já os pacientes que possuem as formas mais graves de doença, a dieta deve ser mais restrita e evitar ingestão de proteínas de origem animal, frutas ricas em potássio e exagero no consumo do sal.
“Para aqueles que estão em diálise a atenção na remoção de líquido durante o tratamento dialítico é fundamental, se é uma época com maior sudorese e desidratação, os pacientes não ganham muito peso em água e a diálise pode ser mais leve. Sendo assim, cada paciente nesta situação tem de ficar atento na hora de realizar o tratamento”, reforça o professor da UNIFACS. É preciso atenção, também, ao excesso de fluido que, se não for eliminado devidamente, pode provocar inchaço, água no pulmão, falta de ar e aumento da pressão arterial.
Sinais de alerta
O organismo costuma alertar para quando há necessidade de atenção. De acordo com o nefrologista Ricardo Matoso, é importante que os pacientes fiquem atentos à determinados sintomas que podem indicar prejuízos da função renal, tais como: urina mais escurecida e com pouco volume; fadiga; câimbras e perda de apetite.
O especialista chama a atenção, também, para o uso adequado dos medicamentos. “O paciente deve sempre usar os medicamentos nos horários prescritos pelo seu médico, de maneira regular e, na dúvida, procurar sempre o profissional que o acompanha”, finaliza o professor da UNIFACS, cujo curso de Medicina é parte integrante da Inspirali.