Um dos acessórios mais adorados pelo público feminino, o salto alto está presente no Carnaval, nos pés das passistas de escola de samba e até mesmos nas folionas que frequentam blocos, pipoca e camarotes.
Quem não abre mão do glamour de ficar alguns centímetros mais alta, precisa ficar atenta aos riscos que o salto alto pode trazer para a saúde, prejudicando os pés, joelhos e até a coluna.
De acordo com a fisioterapeuta Marta Carvalho, o uso do salto alto faz com que o centro de gravidade seja deslocado.
“A elevação dos calcanhares faz com que haja alteração no alinhamento da postura. A distribuição do peso corporal vai pra frente do pé, podendo até gerar um processo inflamatório”, explicou em entrevista ao Varela Notícias.
Segundo ela, o joelho é também outra parte do corpo que pode ser prejudicada com o uso do calçado mais alto, já que aumenta a pressão nas articulações.
“A coluna também pode sofrer tensão muscular local, já que aumenta a curvatura da lombar”, alertou.
Ainda de acordo com a fisioterapeuta, o uso do salto alto durante o Carnaval também possibilita o risco de quedas, pois tira a estabilidade e pode gerar entorses ou rompimento de ligamentos.
“O ideal é usar o tênis, que é o calçado para mais recomendado para esses momentos, mas quem não dispensa o salto pode optar pelo uso do Anabela, com base mais larga e até 5 centímetros de altura”, avaliou.
Varela Notícias