A Natura tem um jeito único de fazer fragrâncias, que expressam a exuberância e a alma do Brasil em uma perfumaria original e com identidade olfativa única. Conheça mais sobre o jeito Natura de fazer fragrância e entenda por que a marca é a Casa de Perfumaria do Brasil
Os cheiros e a inspiração na natureza fazem parte da essência da Natura desde o seu surgimento, 51 anos atrás, em 1969 – quem não conhece o cheirinho clássico dos sabonetes Erva Doce ou dos produtos de Mamãe e Bebê? E com a perfumaria não poderia ser diferente. Em 1979 nascia a primeira fragrância da Natura, Sr. N, dedicada ao público masculino, uma fragrância clássica e atemporal. Mas foi nos anos 2000, quando pouco se falava em criações nacionais de fragrâncias, a Natura foi buscar na natureza, mais especificamente na Amazônia, a inspiração para suas criações. “A Natura sempre foi uma marca vanguardista. Essa busca por ingredientes naturais nas nossas florestas, processo que chamamos de bioprospecção, era, até então, feita apenas pelas casas de fragrâncias”, conta Joana Miranda, gerente do Núcleo Olfativo da Natura. Foram a partir dessas expedições que a Natura descobriu dois ingredientes da biodiversidade brasileira que até então nunca tinham sido utilizados na perfumaria mundial: o Breu Branco e a Priprioca, os primeiros óleos aromáticos da perfumaria da Natura, utilizados até hoje nas fragrâncias da marca.
De lá para cá, ao longo de muitos anos de estudo e pesquisa, diversos outros ingredientes foram descobertos e hoje mais de 20 óleos essenciais aromáticos únicos dão corpo e alma à perfumaria Natura, garantindo uma perfumaria original e com identidade olfativa única, sem precedentes no Brasil. “A história da perfumaria da Natura se mistura com a história da perfumaria nacional”, afirma Denise Coutinho, diretora de marketing da categoria. Para traduzir esses novos ingredientes e cheiros em fragrâncias únicas e originais, de acordo com o gosto do brasileiro, a Natura inovou mais uma vez e, em meados dos anos 2005, trouxe a expertise da perfumista Verônica Kato. Há mais de quinze anos à frente das criações da Casa de Perfumaria do Brasil, Verônica foi a primeira e ainda hoje é a única perfumista in house da America Latina. Para suas criações, ela tem à disposição mais de oito mil ingredientes da perfumaria nacional e internacional, vindo das maiores casas de fragrância do mundo – a Natura é a única empresa da América Latina a ter uma espécie de “minilaboratório” com os ingredientes das casas de fragrâncias dentro do seu Núcleo Olfativo, algo inédito.
Com a brasilidade, inovação e qualidade em sua essência, a Casa de Perfumaria do Brasil, através de cada uma das suas submarcas, também se mostra cada dia mais atual e joga luz em temas contemporâneos, fazendo um convite para o consumidor que vai além das criações em perfumaria. A marca Luna, por exemplo, é a porta-voz da libertação feminina. Ela traz sofisticação e sensualidade em sua perfumaria, celebrando a beleza e fazendo florescer a autoconfiança presente em cada mulher. Luna fala sobre viver a vida sem vergonha de ser quem se é e incentiva as mulheres a ocuparem seus espaços, onde quiserem. Já Natura Humor, a marca jovem da perfumaria Natura, apresenta fragrâncias irreverentes, perfeitas para o dia a dia, e cheias de inovação, antenadas ao que seu público pede. Natura Humor foi a primeira marca da Natura, por exemplo, a comprovar os efeitos da fragrância usando estudos de Neurociências e a primeira marca do Brasil a criar um perfume sólido, perfeito para levar na bolsa e aplicar a qualquer hora ou lugar.
Essencial é o reflexo do savoir faire da Casa de Perfumaria do Brasil. As fragrâncias da linha trazem a mistura dos melhores e mais nobres ingredientes do mundo, com a originalidade do Brasil. Elas são co-criações da perfumista exclusiva, Verônica Kato, com perfumistas renomados do mercado internacional. Todas são deo parfum e, por isso, possuem alta concentração de fragrâncias, o que faz com que durem muito mais tempo na pele. Natura Homem é a marca que traz uma linha completa de cuidados para os homens. Ela celebra todas as maneiras de ser homem e faz um convite ao homem contemporâneo para “se expressar como ele quiser” e se ver livre de estereótipos ou das amarras ancestrais para a sua expressão.
O compromisso com a inovação e sustentabilidade, tão presentes no DNA da Natura, também é uma prioridade na perfumaria. Todas as fragrâncias da Casa de Perfumaria do Brasil utilizam álcool 100% orgânico, proveniente de canaviais com processos sustentáveis que não fazem uso de agrotóxicos e não provocam queimadas. Atualmente, todos os perfumes possuem até 30% de vidro reciclado pós-consumo em suas embalagens, o que aumenta a vida útil dos frascos e diminui, substancialmente, os resíduos e gases poluentes. Em Kaiak, esse compromisso é ainda maior: Kaiak Oceano, Kaiak Clássico Masculino e Kaiak Vital, lançamento da marca, vêm com os chamados “ombros”, maior peça plástica da embalagem da fragrância, feitos em parte de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro. A marca pretende ainda eliminar o plástico celofane de todas as suas embalagens, garantindo a retirada de um material de uso único, descartado logo no primeiro uso do produto e que não é reciclável – hoje, a fragrância Kaiak Oceano já não possui o celofane