Salvador amanheceu com céu fechado e muita chuva nesta quinta-feira (23). Por causa do volume de água, há alagamentos em diversos locais da cidade.
Além disso, a Defesa Civil de Salvador mudou o nível de alerta de atenção para risco muito alto de deslizamentos e previsão de chuva forte. Por causa do mau tempo, a travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa.
De acordo com dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), divulgados por volta das 8h desta quinta, o bairro quem mais choveu nas últimas 24 horas foi o Caminho das Árvores. No local, o acumulado de chuva foi de 78 mm, sendo que o ideal em dia de chuva é que ocorra 10 mm por bairro. Bom Juá (74,2 mm), Retiro (72,4 mm) e Cabula (70,9 mm) também tiveram grandes volumes de chuva.
Na Avenida Paralela, há diversos pontos de alagamento, como por exemplo, na altura do bairro do Imbuí. Os motoristas que passam pelo local precisam ficar atentos, ligar os faróis dos veículos e reduzir a velocidade.
Também há alagamentos no bairro do Uruguai, com destaque para a Rua Régis Pacheco; na Calçada, em locais como Largo da Calçada, Rua Luiz Maria e Avenida Jequitaia; em alguns pontos da Avenida ACM; Rua Barão de Cotegipe, no bairro dos Mares, além da Avenida San Martin e da Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula.
Na Rua Vila Vicentina, no bairro da Liberdade, casas ficaram alagadas. A água invadiu a casa de Antônio José Souza, de 76 anos, e da filha dele, que mora ao lado.
“É desesperador, a gente não tem para onde ir”, disse Fabiana, filha de Antônio.
Na Avenida Regional após a Rótula de Cajazeiras IV, sentido Avenida 29 de Março, uma árvore caiu e bloqueou um sentido da via. Agentes da Transalvador foram encaminhados ao local para monitoramento de trânsito.
A previsão é que a chuva permaneça ao longo do dia. De acordo com o Instituto Nacional de meteorologia, nesta quinta, a temperatura em Salvador varia entre 23ºC e 28ºC.
Três sistemas meteorológicos estão atuando na Bahia. Um deles é o de convergência intertropical, um conjunto de nuvens que ficam bem perto uma das outras e acabam trazendo chuva para Salvador.
O outro sistema no estado é o de alta pressão, que está mandando chuva para o sul da Bahia. Além disso, os ventos que sopram da Amazônia vão levar chuva para o oeste do estado.
Há previsão de chuva també na região metropolitana de Salvador, em cidades como Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias.
G1