A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), esteve presente na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica, realizado em São Paulo, entre os dias 18 e 24 deste mês. O evento é o principal encontro de conteúdo no Brasil voltado para prefeitos, secretários municipais e estaduais, além de agentes do setor, com o objetivo de promover o crescimento econômico-social das regiões através do turismo das águas. Há mais de oito anos, o evento reúne convidados de todo o Brasil e palestrantes internacionais para discutir estratégias voltadas ao desenvolvimento do setor náutico.
Durante o congresso, a titular da Semdec, Mila Paes, apresentou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Segmento Náutico de Salvador, pontuando as principais ações que estão sendo implementadas pela gestão municipal para fortalecer o turismo náutico na capital baiana. Entre as iniciativas, foi citada a recente criação do SAC Náutico, com estrutura em funcionamento no Comércio, cujo papel é ser um centro das atividades náuticas da cidade.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, Receita Federal, Polícia Federal e o município de Salvador, com o objetivo de simplificar, desburocratizar e agilizar o atendimento aos capitães, especialmente os estrangeiros que chegam ao Brasil. “A proposta principal do SAC Náutico é transformar Salvador na principal porta de entrada de embarcações estrangeiras no país”, disse a secretária.
Desde a inauguração, o SAC Náutico já atendeu mais de 31 nacionalidades diferentes e realizou mais de 700 atendimentos. São oferecidos serviços como imigração para estrangeiros, emissão de carteira de habilitação e registro de embarcações.
Além disso, no decorrer do evento, Mila Paes falou sobre o incentivo da gestão municipal à realização de eventos náuticos em Salvador. A cidade tem investido em roteiros turísticos e na atração de regatas e competições internacionais, buscando se consolidar como um destino de referência para o turismo náutico.
Turismo – Outro ponto discutido no evento foi a implantação de novos roteiros turísticos marítimos na Baía de Todos-os-Santos e a criação da Marina Pública Municipal. Sobre os roteiros, está sendo realizado um trabalho para viabilizar essas rotas em parceria com outros municípios da região.
“Nosso objetivo é trabalhar na implantação desses roteiros turísticos. Estamos estudando as opções possíveis, pois a Baía de Todos-os-Santos é uma potência em turismo, história e cultura. Há diversos equipamentos museológicos e históricos que podem ser reativados, o que envolve também diálogo com vários municípios. Hoje, o turista busca experiências, e precisamos construir essas experiências, além de levar a infraestrutura necessária aos pontos de parada, garantindo roteiros sustentáveis”, citou Mila Paes.
Por fim, também foi destacada a relevância da nova rota logística direta entre a Bahia e a Ásia, afirmando que essa conexão posiciona Salvador como um importante ponto para grandes exportações. Além de beneficiar o oeste do estado, a rota deverá ter impacto em outras regiões produtivas da Bahia e de outros estados, fortalecendo o comércio exterior.