A Secretaria Municipal da Educação (Smed) aplicou, nesta quarta-feira (17), a primeira avaliação do Programa Salvador Avalia (Prosa) 2024. A prova visa avaliar o desempenho dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, em relação às aprendizagens propostas nas suas matrizes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
A diretora da Escola Municipal Osvaldo Cruz (Rio Vermelho), Ana Carla Souza, comentou sobre a importância da prova para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. “A pandemia trouxe consigo uma defasagem significativa no processo de aprendizagem, privando não só os estudantes de recursos, mas também de condições básicas para avançarem em seu desenvolvimento. A avaliação, portanto, torna-se então uma ferramenta importante para medir o conhecimento desses alunos e direcionar os esforços necessários para sanar as dificuldades enfrentadas, especialmente para crianças com necessidades especiais, para que possamos oferecer um suporte a elas com maior atenção”, explicou.
Luciana Fernandes Fagundes, professora de Português, Matemática e Ciências do 3º ano da mesma escola, enfatizou a educação como um processo contínuo. Ela acredita que a avaliação, combinada com o trabalho interno da escola, oferece um feedback valioso. “Apesar de realizarmos uma avaliação diagnóstica de entrada como está no calendário estabelecido pela rede, o que faz com que a gente já tenha mais ou menos uma ideia das dificuldades dos alunos, a avaliação em escala oferece uma perspectiva mais abrangente sobre o desempenho de toda a rede escolar”, complementou.
A prova é realizada duas vezes no ano e contém 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Em 2024, a Gerência de Formação e Monitoramento (Gefom), através da Coordenadoria de Avaliação e Monitoramento (CAM), também incluiu uma avaliação de Ciências Naturais para as turmas de 4º e 5º, 8º e 9º ano, que será realizada na sequência, nesta quinta-feira (19). Essa inclusão se deu pelo novo formato do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aprovado em 2023, que já incorporou a área nas avaliações de determinados segmentos.
Diagnóstico – O Prosa foi implementado pela Prefeitura de Salvador em 2013. O objetivo principal é realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino. Os resultados dessas avaliações permitirão o redirecionamento e redefinição de políticas, planejamento educacional e práticas pedagógicas nas escolas municipais, por meio de estratégias de acompanhamento e apoio às instituições educacionais.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS