A capital baiana teve nota final do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 de 5,3, superando a meta prevista de 5,1. Com intuito de homenagear e reconhecer o trabalho dos educadores da rede municipal de ensino nesse resultado, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu um evento reunindo 45 representantes de escolas públicas que tiveram os melhores indicadores. A cerimônia foi realizada no Hotel Fiesta, no Itaigara, nesta quarta-feira (28).
A maior nota entre as escolas municipais foi da Escola Municipal Amai Pro, localizada em Campinas de Pirajá: o 7,4 concedido à instituição, que atende 315 alunos do Grupo III ao 5º ano, foi recebido com alegria e satisfação pela a gestora da instituição, Ivanilza Oliveira. “Sinto orgulho de compartilhar com as unidades de ensino a qualidade que temos adquirido ao longo dos anos na educação básica de Salvador. Na comunidade em que estou inserida, prevalece muito o compromisso e a responsabilidade com a educação”, diz a educadora, que também foi estudante da rede pública.
Na ocasião, Ivanilza fez questão de destacar a importância da parceria entre a escola, os pais e a comunidade, além da realização das atividades extracurriculares. “Trabalhamos muito nesse viés. A educação é a única forma de proporcionar a esses jovens da periferia uma melhor condição de vida. Com certeza, todos os investimentos, as parcerias com a comunidade, as melhorias nas tecnologias, os recursos e as reformas, tudo isso nos ajudou a alcançar bons resultados. Não existe resultado sem investimento”, frisou a diretora.
A diretora Fábia Alessandra de Almeida, responsável pela Escola Beatriz Farias, localizada na Boca da Mata, pontuou a importância da programação extracurricular ofertada aos 190 alunos do Ensino Fundamental I. “As aulas aos sábados foram fundamentais nesse processo para alcançarmos bons índices. Estamos sempre estabelecendo essa parceria com os pais, chamando-os para a responsabilidade. Hoje, coroamos o resultado de parte do nosso trabalho com os alunos. Não trabalhamos sozinhos – é um esforço coletivo, com todos ajudando e, juntos, chegamos a essa conquista”, avaliou.
Educação como prioridade – O avanço no índice é resultado de um trabalho da Prefeitura de requalificação, modernização, valorização e melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da educação realizado nos últimos anos. Em 2024, a Prefeitura direcionou o recorde de R$2,7 bilhões do seu orçamento para a Educação, o maior volume de investimentos da história da capital baiana. Além de custear as ações do programa, o município reforçou a equipe da rede municipal com cerca de 1,2 mil educadores contratados apenas nos últimos 18 meses.
Os números foram pontuados pelo titular da Smed, Thiago Dantas, que participou do evento e, durante a homenagem, agradeceu aos gestores pelo compromisso com a educação pública de Salvador. “Aqui temos escolas de todas as Gerências Regionais. O objetivo realmente é agradecer, e a palavra “homenagem” é superapropriada. Estamos aqui para celebrar também, porque sabemos que o dia a dia nas escolas é complexo e desafiador”, disse o gestor.
Os recursos destinados pela administração municipal à área da Educação são aplicados em infraestrutura, novas escolas, cobertura de quadras e construção de salas de atendimento educacional especializado, dentre outras iniciativas. Entre as realizações de destaque na educação está o novo Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no Costa Azul, que capacitou 800 educadores no último mês. “Essa é a nossa grande missão: construir uma educação de qualidade”, finalizou Dantas.
Fotos: Enaldo Pinto/Smed