Salvador começa neste sábado (21), a vacinação de jovens de 18 anos, sete meses após o início da imunização contra a Covid-19 na capital baiana, que aconteceu em 19 de janeiro. Conforme o Vacinômetro, mais de 793 mil pessoas estão vacinadas contra a doença na capital baiana
De acordo com a gestão municipal, mais de 1,7 milhão de pessoas receberam a primeira dose ou a dose única. Desse total, mais de 793 mil pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, que completaram o esquema de vacinação com a dose de reforço ou receberam injeção única – que é o caso das doses do imunizante Janssen.
No começo, a estratégia contemplou os públicos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).
Com isso, as primeiras remessas dos imunizantes foram administradas para alcançar a população considerada mais vulnerável ou suscetível à infecção provocada pela Covid-19 como, por exemplo, idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, entre outros grupos prioritários.
Só após o cumprimento dessas fases, a capital baiana passou para as aplicações de forma decrescente de faixa etária
No decorrer da estratégia trabalhadores da educação, da saúde, entre outras categorias consideradas essenciais começaram a receber os imunizantes. Após completar esquema dos idosos e adultos com comorbidade, a prefeitura iniciou a estratégia da vacinação por idade.
Em maio deste ano, pessoas de 59 anos já estavam começando a ser vacinadas. Em julho, Salvador iniciou a imunização de pessoas com 39 anos.
No início de agosto, começaram a ser vacinadas pessoas de 29 anos. Menos de 20 dias depois, a prefeitura anunciou a vacinação dos jovens de 18 anos.
Os dados do Vacinômetro apontam que 42% das pessoas vacinadas em Salvador são do sexo feminino e 58% são do sexo masculino. Na separação por raça/cor, 62% da população vacinada se declara preta ou parda, 12% branca e 2% amarela.
A faixa etária que mais vacinou até o momento é a de 30 a 39 anos, seguida das pessoas que tem entre 40 e 49 e do grupo com idades entre 50 e 59 anos. No dia 18 de agosto, Salvador bateu o recorde de vacinados em um dia: 47.078 pessoas.
Segundo o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, Salvador tem cumprido bem a obrigação, mas o serviço tem sido dificultado, em alguns momentos, pela ausência de doses ou doses de minutas.
“Deu uma melhorada nos meses de julho e agosto, mas eu creio que da parte de Salvador, o cidadão ver todo o esforço e dedicação que nós empreendemos para servir melhor a população”, afirmou.
O secretário da pasta também revelou que muitas pessoas ainda se encontram pendentes da aplicação da segunda dose, fundamental para imunização completa contra a doença.
“A segunda dose nós estamos com cerca de 49 mil pessoas que estão habilitadas e que estão atrasadas”, disse Léo Prates.
Durante a campanha de vacinação, muitos artistas receberam doses em Salvador. Em maio, a cantora Margareth Menezes, de 58 anos, chegou cantando: “Vim tomar minha vacina, cheguei”. Em julho foi a vez de Daniela Mercury receber a segunda dose da vacina contra a doença, com cartaz para lembrar os mortos pela Covid-19 e cantando verso de Chico Buarque.
G1