A Prefeitura de Salvador e a Embaixada do Reino Unido para o Brasil firmaram nesta segunda-feira (3) uma parceria para financiamento do projeto Tech Delas, voltado para impulsionar a empregabilidade de jovens mulheres negras em situação de vulnerabilidade. O acordo foi firmado em reunião da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, com a embaixadora do Reino Unido para o Brasil, Stephanie Al-Qaq.
Pela parceria, será feito um aporte de 25 mil libras, que corresponde a cerca de R$ 150 mil, pela cotação atual. Através da iniciativa, serão capacitadas futuras profissionais para o mercado de inovação e tecnologia na capital baiana, em um processo de seis meses de duração, com mentorias, workshops e assistência social. O modelo de parceria integra a administração municipal com o Reino Unido, por meio do UK-Brazil Tech Hub e parceiros, além de organizações sem fins lucrativos.
Também participaram da reunião a secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, a secretária de Reparação, Ivete Sacramento, o secretário de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, a subsecretária de Educação, Isabela Castro, e o chefe do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura, João Victor Queiroz.
“É muito importante esse apoio que a cidade de Salvador ganhou da Embaixada do Reino Unido para o programa Tech Delas, que visa capacitar e incluir mulheres e jovens no ambiente tecnológico, com formação do letramento digital. O programa será coordenado pela SPMJ em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional, mas também envolve diversos setores da Prefeitura. Nosso objetivo é impulsionar a empregabilidade de jovens e mulheres, em sua maioria, negras. Estamos fortalecendo as parcerias para avançarmos nas políticas públicas voltadas às mulheres em nossa capital”, afirmou a vice-prefeita.
Em sua primeira visita oficial a Salvador no cargo, a embaixadora classificou a parceria com a cidade como sólida e prioritária. Ela lembrou que, no ano passado, foi assinada com a prefeitura uma colaboração nas áreas de inclusão de mulheres, população negra e jovens, educação, saúde, infraestrutura e clima. “Estou muito animada com as possibilidades de novas parcerias e do que estamos construindo juntos, como o projeto Tech Delas, de nosso UK-Brazil Tech Hub, que vai apoiar a inclusão de mulheres negras na área de tecnologia. Mas há muito mais que queremos fazer. Somente este ano estamos apoiando mais de 600 mil reais em projetos de inclusão de mulheres, jovens e a comunidade LGBT+”, disse.
A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude explicou como será desenvolvido o projeto Tech Delas. “Não será apenas o letramento digital, mas também desenvolver e proporcionar infraestrutura tecnológica de maneira equitativa com inclusão digital. O Tech Delas será um espaço de fortalecimento dessas mulheres, formando, educando digitalmente e também incluindo-as na nossa rede de proteção contra violência. A ideia é que, no fim do ciclo de cursos e capacitação, as empresas possam contratar essas mulheres, pois elas já terão a imersão e conhecimento de onde poderão atuar”, apontou Lordelo.
Ainda participaram do encontro Martin Whalley, diretor executivo de Comércio e Investimento para o Brasil no Consulado Britânico em São Paulo, Andrea Motta, diretora do UK-Brazil Tech Hub, Rafael Libera, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Infraestrutura no Departamento de Comércio Internacional (DIT), e Milton Deiró Neto, cônsul honorário em Salvador.
Fotos: Otávio Santos/ Secom