Soteropolitanos e turistas que estiverem chegando ou saindo do aeroporto da capital baiana contarão com um novo espaço público como atrativo nas proximidades do terminal. A Prefeitura, com apoio da Base Aérea de Salvador, está construindo uma praça de pouco mais de 1 mil metros quadrados de área que será equipada com diversos mobiliários urbanos.
O equipamento ficará ao lado do icônico corredor de bambuzal, onde há exposto um caça F-8. A aeronave, inclusive, passou por um processo de recuperação realizado pela Sociedade Amigos da Força Aérea Brasileira.
A nova praça é executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) e terá poltronas, mesas para jogos, piso intertravado, piso tátil e paisagismo reforçado com plantio de gramado e de mudas ornamentais como Trapoeraba-roxa, Clorofito, Agave e Cana-da-Índia.
“Recebemos uma solicitação do comando da Base Aérea de Salvador para dar repaginada naquele espaço. A Desal bolou um projeto e utilizamos todo o contingente e mão de obra próprios, assim como o material produzido pela nossa fábrica. A ideia é que essa praça sirva como um deque contemplativo da pista de voo”, explicou o presidente da Desal, Virgílio Daltro.
Comandante da Base Aérea de Salvador, o coronel-aviador Vinícius Nogueira acrescenta que o novo atrativo vai se somar ao bambuzal existente nas proximidades, oferecendo à população um lugar seguro e confortável.
“Estávamos fazendo a recuperação do caça F-8 que ficava ali e surgiu a ideia de melhorar o entorno. Entramos em contato com a Prefeitura para viabilizar algo um pouco mais que uma simples urbanização, onde a população poderá contemplar o tráfego de aeronaves, sobretudo o pouso”, disse.
Recuperação – Quem vai para Aeroporto de Salvador se depara com um caça de modelo Gloster Meteor F-8 pouco antes da entrada do corredor de bambuzal. A aeronave, no entanto, estava degradada e com pontos de corrosão.
O trabalho feito pela Sociedade Amigos da Força Aérea Brasileira envolveu recuperação da fuselagem e pintura, num trabalho manual que durou em torno de dois meses. Todo o serviço foi feito no próprio local.
O F-8 representa um marco na aviação militar mundial por ser a primeira aeronave de caça a jato operacional da história, utilizada pela Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial. De construção metálica, asa baixa e bimotor turbojato, o veículo simboliza a vitória dos Aliados e a evolução da engenharia aeronáutica.
O exemplar, de matrícula FAB 4004, foi desativado em 1978, sendo uma peça de valor histórico, posicionado como monumento próximo à entrada da Base Aérea de Salvador, preservando a memória da aviação militar nacional. No Brasil, a Força Aérea Brasileira adquiriu seus primeiros exemplares em 1953, empregando-os em missões estratégicas até serem substituídos, na década de 1970, pelo AT-26 Xavante, Aermacchi/Embraer.
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS