O BRT de Salvador ampliará o horário de atendimento aos usuários a partir da próxima segunda-feira (31). Os ônibus do modal iniciarão o transporte de passageiros às 6h, fazendo a última viagem do dia às 22h. Ainda nesta etapa, o serviço continuará gratuito. As informações são da prefeitura municipal.
Até domingo (30), o coletivo funciona de segunda a domingo, das 8h às 17h. Os passageiros podem verificar os horários de passagem dos ônibus nas estações diretamente do celular, através do aplicativo CittaMobi. O recurso pode ser utilizado em aparelhos com sistema Android e iOS. O download e o cadastro são gratuitos.
Desde que foi iniciada a fase de testes, em 1º de outubro, o BRT de Salvador já transportou mais de 120 mil cidadãos, cerca de 4,8 mil passageiros por dia, em média. O intervalo das viagens é de três minutos nos dias úteis, nos sábados, de cinco minutos, e nos domingos e feriados, dez minutos.
Atualmente, o percurso entre as estações Rodoviária e Itaigara pode ser feito em, aproximadamente, 12 minutos. São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas do BRT, com outras três estações: Hiper, Cidadela e Parque da Cidade.
Dez ônibus estão em operação, no momento. Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.
O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro deste ano, quando um total de 44 coletivos estarão rodando – oito deles serão elétricos.
Obras
As obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estavam no custo das obras, no impacto ambiental – corte de árvores e tamponamento de rios – e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.
O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.
O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.
O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim – do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba – Itaigara – Posto dos Namorados).
O trecho 2 do BRT está com obras em andamento, no percurso entre o Parque da Cidade à Estação da Lapa, passando pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. Ou seja, o percurso é diferente do trajeto feito pelo metrô e mede 7 quilômetros de extensão. Quando todas as etapas forem concluídas o BRT Salvador terá 11,4 km de extensão e 13 estações.
G1