Após receber a visita do projeto Expresso do Brincar, no último fim de semana, Salvador passou a contar com uma ‘locomotiva’ permanente do projeto, no CEU de Valéria, em Nova Brasília. Uma cerimônia de apresentação do equipamento, aberta ao público, acontece na próxima quarta (31), a partir das 9h.
Além da apresentação, o evento contará com rodas de conversas e palestras temáticas ligadas à infância, com participação de representantes da Prefeitura de Salvador e crianças da comunidade. A secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, falará sobre as parcerias futuras. Já a subsecretária da Sempre, Tainá Barros, abordará a importância da ocupação dos espaços, para o desenvolvimento das comunidades.
A coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância de Salvador, Simone Café, ressalta que brincar é uma das maneiras mais naturais e divertidas de formar o conhecimento. “Através dele, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, aprimorar seus sentidos e fortalecer os laços afetivos com outras crianças e também com seus cuidadores”, afirmou. Segundo Café, a doação da locomotiva estimula o brincar livre e espontâneo, além de colaborar com o desenvolvimento saudável e pleno das crianças.
Projeto – Desde o lançamento, no mês de julho, o “Expresso do Brincar” passou por 11 cidades do país, sendo a última em Salvador. O projeto, cenografado como um trem, propõe uma programação com atividades lúdicas para interação de pais e crianças. A iniciativa é idealizada pelo Movimento Unidos Pelo Brincar e faz parte da campanha global “Construa o Mundo do Brincar”, contando com o apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard Van Leer e Instituto Alana.