A cidade de Salvador foi homenageada durante o prêmio Arara Azul, concebido pela Azul Viagens e Azul Linhas Aéreas, como Destino Nacional Destaque 2021. A ação ocorreu no hangar da empresa, no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo.
O evento foi um reconhecimento a todos os parceiros da cadeia de valor do turismo que contribuíram para elevar as vendas e a promoção dos principais destinos turísticos comercializados pela Azul Viagens. A capital soteropolitana segue entre os cinco principais destinos turísticos no Brasil, no ranking de vendas da empresa.
A alta procura por Salvador é resultado de uma intensa campanha de marketing digital, associada à ação de promoção do turismo no Brasil e no exterior, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Essa homenagem é a prova que, mesmo durante a pandemia, a administração municipal seguiu com o trabalho contínuo para que a cidade estivesse presente no imaginário dos visitantes.
“A homenagem da Azul Viagens e da Azul Linhas Aéreas ao destino Salvador é o reconhecimento do trabalho permanente empreendido pela equipe da Prefeitura na promoção do turismo para nossa cidade, restabelecendo a autoestima do soteropolitano e sua hospitalidade em bem receber os nossos visitantes. Isso mostra que estamos no caminho certo,” comemorou o diretor de Turismo da Secult, Antônio Barretto Junior, presente no evento.
O gestor ainda destacou que algumas das ações que foram sucesso em 2021 serão retomadas este ano, como os Road Shows e os Fans Shows, eventos que levam a capital baiana para diversas capitais do Brasil e fora do país. Além disso, estão confirmadas participações em grandes feiras do seguimento de turismo que acontecem no Brasil e exterior.
“É de suma importância a parceria da Azul com os órgãos governamentais dos destinos turísticos. Somente assim é possível alavancar o fluxo de visitantes”, ressaltou o diretor domercial da Azul Linhas Aéreas, Antônio Americo. Outro ponto positivo do evento foi a Luck Receptivo Salvador, uma das agências de destaque nacional em vendas.
Ações – Em 2021 foram lançadas diversas webséries, como a “Salvador por Soteropolitanos”, onde os bairros da capital foram apresentados por moradores de cada região da cidade; e a “Caminhos de Fé”, que trata do turismo religioso. Também foi lançada uma ação pioneira, a Live Tour Salvador, que apresentou ao vivo, através do YouTube e redes sociais, os roteiros dos principais pontos turísticos da primeira capital do Brasil.
Mesmo durante a pandemia, outras ações também foram destaque, como a ampliação do número de voos para a cidade; a inauguração da Cidade da Música da Bahia, equipamento cultural totalmente interativo com acervo dedicado à música produzida no estado; lançamento do projeto gastronômico “Donas do Sabor”, que ressaltou as mulheres chefs de cozinha; e aulas do Capacita e do Quali Salvador para qualificação da mão de obra local. Com isso, aliado ao avanço da vacinação contra a Covid-19, Salvador chegou a registrar mais de 80% da ocupação hoteleira no final de 2021.