Chefs baianas ensinam que comida saudável pode ser saborosa também
Durante muito tempo, o conceito de comida saudável estava associado ao de pratos sem sabor. Mas os baianos terão a oportunidade de ver que comida saudável e sem graça é coisa do passado. É que as gastrônomas Juli Moreira e Mirna Ribeiro (que são primas) estarão passando seus conhecimentos na primeira versão do Curso Confeitaria e Panificação – Prima Cozinha, mostrando os segredos e técnicas para a elaboração de bolos e outras delícias especiais sem ingredientes de origem animal. O curso acontecerá no dia 18 de março em Salvador.
O curso é uma demonstração do amor da dupla pela cozinha. Juli é formada em Gastronomia pela UFBA e assina o blog Guia de Sobrevivência Vegano, que nasceu de seu projeto de conclusão de curso, que tem como objetivo difundir o conceito que comida vegana não precisa ser sem graça. Mirna é criadora do conceito Gastronomia Intuitiva, é Natural Chef formada pela NOS Escola (RJ), a primeira escola de Saúde Integral do Brasil. Ela também é consultora e ministra cursos pelo país disseminando conhecimentos e práticas que dão autonomia aos clientes na construção dos seus próprios caminhos no universo da alimentação saudável e saborosa. Ambas são adeptas de hábitos conscientes e acreditam que a alimentação é um dos principais pilares para uma vida saudável.
Tempero retado
Por serem baianas, dão uma atenção especial ao sabor. “Muitas vezes as pessoas acham que comida saudável é sem graça, com pouco tempero. Em minha opinião qualquer receita pode e deve ser saborosa e, por isso, sou uma apreciadora da fina arte de harmonização de temperos e especiarias. Para mim, a comida tem que ter emoção”, afirma Mirna.
Para Juli Moreira “a cozinha saudável está na moda, mas mesmo assim às vezes é complicado encontrar boas receitas de bolos, pães e cookies livre de produtos animais. O que usar no lugar do ovo e da manteiga? Como agregar sabor? Antes de recriar uma versão mais saudável da sua receita favorita, é necessário entender o papel de cada ingrediente tradicional e quais são seus possíveis substitutos. É isso que queremos mostrar ao público”.
O propósito principal das chefs é ajudar as pessoas a se alimentarem melhor e conhecerem alternativas mais saudáveis para as os alimentos tradicionais. Para isso, usarão todo o suingue baiano para transmitirem seus conhecimentos com muita descontração em uma tarde animada, regada a sabores, aromas e sorrisos.
INFORMAÇÕES:
Curso Confeitaria e Panificação – Prima Cozinha
Data: 19/03/2017
Hora: 14h às 17h
Local: Empório Veganza / Rua das Hortênsias, 988-A – Pituba
Passaporte para a Experiência: R$ 190,00 + 1 kg ração de gato (para doação)